domingo, 29 de abril de 2012

Uma reflexão sobre a falta de ética no Notícias Automotivas

Com os avanços das telecomunicações e a grande velocidade e capacidade de transmissão de dados da internet, hoje as notícias alcançam uma facilidade de divulgação que talvez nem fosse cogitada durante o início da rede mundial de computadores. Entretanto, uma ferramenta tão útil muitas vezes acaba sendo mal utilizada, e as possibilidades de se obter uma superexposição nas mídias alternativas podem ser encaradas como um alento para egos inflados. Assim, qualquer imbecil visando conseguir 15 minutos de fama pode se tornar uma celebridade-relâmpago.

Com os blogs, o limite da vida privada começou a ser posto em xeque, ao ponto de alguns blogueiros acabarem alçados à fama pelas mais diferentes razões, desde a Marimoon (atualmente VJ da MTV brasileira) com fotos ousadas até pseudo-jornalistas como o ex-representante comercial Éber Furlani do Carmo, atualmente editor do blog Notícias Automotivas, que apesar de ser um dos mais acessados no segmento acaba tendo a credibilidade questionada por conta dos métodos sensacionalistas e muitas vezes beirando o ilícito que são constantemente usados para alcançar alguma projeção.

A cerca de 2 anos atrás, o ganancioso Éber comprou por R$5000,00 o blog Bizarrices Automotivas, voltado ao humor, visando os lucros provenientes dos anúncios que passaram a ser publicados em meio às postagens. Uma das primeiras e mais polêmicas providências do falso jornalista foi a eliminação de postagens com mulheres semi-nuas, teoricamente para "qualificar" o blog mas que só serviram para fomentar questionamentos sobre a sexualidade dele e dos bajuladores que o cercam no Notícias Automotivas. Os BAzeiros de primeira viagem, entre os quais eu me incluo, inicialmente ficaram chocados com a venda de um blog destinado ao esculacho às atrocidades praticadas por xunileiros logo a um ex-vendedor de acessórios automotivos de gosto duvidoso da marca TG Poli, muitas vezes citada como "TG Pobre". Eu mesmo cheguei a avisar ao Rafael Susae, autor que levou o BA a uma grande projeção, que isso só podia terminar mal, e ontem a crise começou, ameaçando a continuidade do maior blog de humor automotivo da República das Bananas...

Ao contrário do Notícias Automotivas, em que a visão limitada do desonrado Éber faz com que ocorra pouca interação entre os leitores fora do espaço designado para comentários, com o antigo Bizarrices Automotivas algumas amizades sinceras foram consolidadas enquanto ele dá valor apenas às bajulações. Eu me lembro que no fim de 2007 eu costumava comentar com alguma regularidade no Notícias Automotivas, mas a arrogância do Éber é de tirar a paciência de qualquer um. Para mim, a gota d'água foi quando ele deletou um comentário meu sobre possíveis modificações a serem aplicadas ao motor Powertech II de 2.4L e 8 válvulas atualmente usado apenas pela Chevrolet S10 visando melhorias em desempenho, consumo e emissão de poluentes, à época que a versão de 16 válvulas do propulsor deixou de equipar o Vectra vendido no Brasil e passou a ficar restrita a mercados de exportação. Ao invés de assumir o próprio desconhecimento, prefere censurar quem "ouse" apresentar alternativas que ele sequer poderia cogitar.

Não é de se estranhar que em alguns momentos a fúria dos departamentos jurídicos de empresas como a Toyota tenham o atingido, visto que o desonesto Éber chega até mesmo a fomentar a espionagem industrial para conseguir "furos" de reportagem. Numa ocasião, ao publicar fotografias de uma versão do Toyota Corolla com um acabamento de pretensões mais esportivas, recebeu uma notificação extrajudicial solicitando a retirada do material e a abstenção de qualquer menção à Toyota, e de forma escandalosa reclamou da "censura". Pimenta no olho dos outros é refresco né, Éber? Mas se a máscara de paladino da democracia não te serve bem, começa a usar moderação prévia nos comentários para te dar ao luxo de só liberar o que compartilhe do teu interesse...

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Quem tem que se calar é o Éber, e colocar o rabinho dele entre as pernas. Ele só fala merda e se acha o pica das galáxias, mas na prática é só mais um bosta. Era melhor ele ter ficado vendendo acessórios de xuning mesmo...

      Excluir
  2. Desculpa, eu sou mais um do que adorava o BA e acessava todo santo dia (apesar de não comentar nos posts). Vendo o que os dois lados estão falando, fica então uma duvida em minha cabeça. Porque o Rafael vendeu o BA (não estou criticando, só estou perguntando. Pode ser que estivesse precisando da grana)? E só pra fechar. Porque levar isso com ofensas? Pra que criar essa polemica? Não era mais facil vocês se absterem e criar um novo BA (sem apelar as ofensas)?

    Estou esperando o novo BA em!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já saiu o novo BA

      http://bizarriceautomotiva.blogspot.com/

      Quanto à venda do antigo BA, pelo que eu fiquei sabendo na época, o Éber queria aproveitar o espaço para veicular anúncios e faturar uns trocos a mais, até aí nenhum problema, podia ser feito até mais reservadamente entre ele e o Rafael, sem vincular abertamente o BA ao NA que por terem públicos-alvo diferentes foi como misturar água e óleo. Quanto à polêmica, eu acredito que a antiga equipe do BA tem mais credibilidade para falar do assunto do que o Éber e sugiro que tu leia a versão do Rafael: http://bizarriceautomotiva.blogspot.com/2012/04/bem-vindos-ao-novo-ba.html

      E depois a do Júlio: http://autorealidade.blogspot.com/2012/04/novo-bizarrices-automotivas-no-ar-e.html

      Eu não vou negar que desde 2007 eu não tenho qualquer simpatia pelo Éber, motivada pela censura dele contra um comentário que eu fiz numa postagem dele sobre a saída de linha do Vectra 2.4 16V para o mercado brasileiro, expondo algumas modificações relativamente baratas que poderiam ter sido implementadas pela GM no motor de 8 válvulas usado na S10 para manter níveis de emissões compatíveis ao que passava a ser exigido quando foi especulado que pudessem passar a oferecer esse motor no Vectra.

      Excluir
    2. Tinha, ou tem, dinheiro por trás do blog dele. O NA é um veículo de marketing para as montadoras, pois a especulação faz parte da publicidade. Tanto que ele posta as 'espionagens' e desde de que conheço aquele blog que não vejo nenhuma montadoa reclamar dele (a não ser o caso da Toyota, que soube atravez de vocês). Existe parceria entre ele e as montadoras.

      Com isso, qualquer contra-ponto em comentários que venha expor um problema e manchar a imagem de seus parceiros, será censurado por ele.

      Excluir
    3. Essa história está muito mal-contada, além do caso Toyota ainda tem de vez em quando executivos de outras empresas que questionam a legalidade das fotografias tiradas dentro das fábricas por funcionários para receber as recompensas até R$500,00 que ele costuma oferecer por flagras, há quem classifique isso como fomento à espionagem industrial.

      Excluir

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.