O versátil motor Volkswagen boxer com refrigeração a ar chegou a ser usado até em motos, tendo como exemplo mais notório a Amazonas. Assim como o estado homônimo é o maior em extensão territorial, essa foi a maior motocicleta produzida regularmente no país.
Apesar do motor de concepção mais modesta que os de 6 cilindros usados na Honda GoldWing, e muito mais leve que os V8 small-block usados nas Boss Hoss, a Amazonas chega perto dos 500kg de peso. Os bagageiros feitos em chapa de aço ao invés de fibra de vidro colaboram para toda essa "gordura".
A frente guarda alguma semelhança com as Harley-Davidson Electra Glide, mas o porte mais avantajado e o motor "deitado" não deixam dúvidas de que se trata da Amazonas.
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Velocímetro e conta-giros de Puma |
Durante a década de 90, a Amazonas foi renomeada como Kahena e permaneceu em produção por pouco tempo, mais para atender à Polícia Rodoviária Federal que foi a cliente mais importante. Algumas também foram exportadas, tendo como principais mercados os Estados Unidos e o Japão.
5 comentários:
essa é bruta
Olá, não lembro de voce que tirou estas fotos da minha motinho, porém gostaria de agradecer desde já por ter colocado no seu blog. Quero aproveitar o momento para informar aos amigos que estaremos nos dias 23, 24 e 25/08 em Estância Velha no encontro de motos.
Abraço aos amigos motociclistas.
Paulo 9284-2440
sandrapttt@hotmail.com
Fone correto 9280-2440
Paulo
Não tem interesse em vender? Nasci na época errada para conhecer essa maravilha, mas herdei do meu pai a paixão por essa máquina.
Linda moto. A lendária Amazonas 1600 - tenho uma 1988.
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