Um modelo hoje muito raro, o Engesa EE-34 marcou época como a principal VTNE para 3/4 de tonelada a ser usada pelas Forças Armadas. O exemplar das fotos está caracterizado com o layout usado pelo Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, e é usado por comerciantes de artigos com temática militar em Florianópolis. Usava motor Perkins 4-236 e câmbio Clark compartilhados com as pick-ups a diesel da Chevrolet brasileira, e uma variação do kit Tração Total da Engesa que ao invés da caixa de transferência de velocidade única usada nas pick-ups recorria à de dupla velocidade originalmente destinada ao uso em caminhões.
Detalhes da iluminação em padrão militar, destinada a dificultar a localização do veículo por aviões inimigos que estejam sobrevoando o campo de batalha.
Engate de reboque com gancho "G", e plug elétrico para as luzes do reboque embutido diretamente no parachoque traseiro.
Ganchos articulados e fixos estavam disponíveis para a eventualidade do veículo necessitar ser rebocado.
A "jerry-can" de 20 litros era originalmente acomodada num espaço aberto na lateral direita da carroceria.
Pá e picareta eram um importante auxílio caso as condições de terreno ficassem muito críticas e se tivesse que abrir um caminho praticamente do zero.
A cabine é espartana, sem nenhum luxo e com o painel todo em chapa, mas é suficientemente espaçosa e com ergonomia correta.
O nome da Engesa ainda é cultuado por entusiastas de veículos militares, e muito respeitado por profissionais do setor em função do elevado nível técnico que a empresa tinha.