Um motor com o regime de rotações proporcionalmente mais baixo que o de motores automobilísticos atuais, mesmo com ignição por faísca e primariamente destinado a usar gasolina mas também podendo operar com álcool "moonshine" de milho produzido por fazendeiros americanos ou até querosene com o uso de alguns carburadores especiais antes que os motores Diesel alcançassem a atual hegemonia no mercado de máquinas agrícolas, já acaba remetendo aos tratores. Ironicamente, no caso do John Deere Modelo M, apesar do motor de 1.6L ter só 2 cilindros, por incrível que pareça já tinha uma concepção até mais moderna ao trazer válvulas no cabeçote em contraste com o Ford Modelo T cujo extremamente austero motor de 2.9L com 4 cilindros tinha válvulas laterais. É inegável que o motor do Ford Modelo T apresentava uma série de peculiaridades, algumas notáveis até a atualidade como trazer o câmbio de só duas marchas com embreagem automática e integrado na mesma carcaça banhado pelo mesmo óleo lubrificante a exemplo do que se tornaria posteriormente um padrão na indústria de motocicletas, bem como o conjunto motor/câmbio incorporar uma função de reforço estrutural para o chassi, prática ainda habitual tanto nas motos com chassi diamond-frame quanto justamente em tratores que em alguns casos até prescindem de um chassi propriamente dito.
Mais confortável trafegando a velocidades consideravelmente mais modestas numa comparação com os padrões atuais do tráfego rodoviário, lembrando que apresentava uma velocidade máxima na ordem dos 70km/h, nesse aspecto até poderia realmente ser considerado um tanto intermediário entre automóveis e alguns tratores cuja velocidade operacional é tão baixa que inviabilizaria conduzi-los nas vias públicas. O acelerador manual localizado numa alavanca à direita da coluna de direção e imediatamente atrás do volante, que em conjunto com a alavanca à esquerda para ajuste manual do avanço da ignição formava o "bigode" que deu origem ao apelido "Ford Bigode" atribuído ao Modelo T no Brasil, também chega a lembrar o fato de alguns tratores modernos permanecerem equipados com um acelerador manual para o controle mais preciso de uma rotação constante do motor, embora tragam simultaneamente um pedal de acelerador. O câmbio tem controle por 2 pedais, com o pedal da esquerda selecionando as duas marchas à frente ou o neutro como nas motos enquanto o do meio aciona a marcha à ré, e o pedal direito opera o freio de serviço atuando por cintas e incorporado ao próprio câmbio, com o freio de estacionamento por alavanca atuando nos tambores montados junto às rodas traseiras de modo que ter freios somente junto às rodas motrizes é outra característica ainda comum entre os tratores mesmo passados 113 anos depois do lançamento do Ford T...
2 comentários:
Seu Blog é um lugar único na Internet, que eu sigo e sempre leio e as vezes comento, Kamikaze ! Suas ideias, conhecimento e divagações são únicas, gosto demais dessa diversidade ! Nesse assunto creio que as únicas coisas em comum entre um Ford Modelo T e um trator seriam os freios nas rodas traseiras e o acelerador manual. Todo o resto é muito diferente, a começar do chassis do T, totalmente flexível, de se espantar o tanto que se retorce sem quebrar, o que o fez um carro ideal para todo terreno (e as estradas sem asfalto antigas) e um trator que tem o chassi rígido, sem suspensão alguma atras, com pneus grandes e cheios de água ! O trator só leva uma pessoa, o T levava ate 6 espremidas na carroceria. O motorista do trator exposto as intempéries. Os freios do trator podendo ser aplicados separados por roda, ao contrario do T que freava as duas rodas conjuntamente. Enfim, uma comparação é valida, mas esbarra ao meu ver mais em diferenças do que em semelhanças.
A verdade é que o Ford Modelo T é único, e fugindo de classificações muito ortodoxas e das categorizações feitas atualmente. E se por um lado tanto a flexibilidade do chassi quanto o simples fato de ter suspensões proporcionam uma diferenciação com relação aos tratores, o bloco do motor ser um componente estrutural (stress member) tal qual é o caso na maioria dos tratores já traz outra semelhança a ser observada.
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