terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Quadriciclos: provavelmente os veículos mais marginalizados do mercado brasileiro

Um tipo de veículo que ainda gera bastante curiosidade, mas ainda tem participação limitadíssima no mercado brasileiro, os quadriciclos ainda não são muito populares para o uso em vias públicas pavimentadas. Por apresentar posto de condução semelhante a uma motocicleta, mas ter reações mais comparáveis a um carro convencional de 4 rodas, a regulamentação junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ainda vem se arrastando por um longo tempo em meio a indefinições quanto à categoria de habilitação que deve ser exigida para conduzi-los. As autoridades brasileiras consideram a Carteira Nacional de Habilitação categoria B, para automóveis, a opção mais adequada, enquanto no Uruguai onde esse tipo de veículo já é regulamentado para operar em vias públicas exige-se habilitação para motocicletas devido à disposição de comandos e posição de pilotagem.

Convém notar, no entanto, que alguns modelos mais simples, até mesmo entre os 4X4, não contam com um diferencial traseiro, que visa garantir um maior controle ao fazer curvas em pistas pavimentadas, sobretudo acima de 60km/h. Normalmente, com um eixo traseiro rígido, faz-se possível nos modelos 4X2 usar transmissão final por corrente, visando à simplicidade e facilidade de manutenção que caracteriza motocicletas. Assim, além de ocorrer um desgaste mais intenso dos pneus, derrapagens tornam-se mais freqüentes. Há quem considere, por outro lado, que a bitola mais estreita em comparação com um automóvel convencional, acaba por atenuar esse problema.

Há ainda alguns modelos mais sofisticados, que chegam a oferecer cockpit semelhante a um automóvel, conhecidos como side-by-side devido à disposição de assentos. Apesar da cabine aberta, a "gaiola" usada nesse tipo de veículo fornece mais proteção que o monobloco da maioria dos carros "populares".
Mas como a principal aplicação desse tipo de veículo ainda é o off-road recreacional, convém observar que, a exemplo das motocicletas, acabam gerando menos pressão sobre o solo que um jipe tradicional, além do porte compacto facilitar manobras em espaços confinados.
Logo, apesar do desconhecimento e aparente desinteresse por parte do mercado consumidor, os quadriciclos apresentam-se como uma opção conveniente para diferentes aplicações.

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