Alternativas mais simples, como os motores 2-tempos, já estão disponíveis e ainda encontram espaço em aplicações que exijam tamanho compacto e relação peso/potência mais elevada, mas atualmente o mercado automobilístico consolidou a preferência pelo 4-tempos, passando assim a exigir algum foco no aperfeiçoamento desse sistema. Uma opção que tem despertado o interesse de engenheiros é a eliminação do eixo de comando de válvulas, suprimido para a adoção de controladores individuais para cada válvula. A principal vantagem visível imediatamente é a redução no volume do motor, mas ainda há outras: menos atritos internos, funcionamento mais silencioso e manutenção mais simples ao considerar a ausência de elementos como correias (ou correntes) e respectivos tensores.
Merece destaque a iniciativa da Koenigsegg, que vem lançando mão das mais altas tecnologias para a produção de superesportivos, e participa ativamente do desenvolvimento de um sistema de acionamento de válvulas eletropneumático. No vídeo abaixo, em inglês, são explicadas algumas vantagens desse mecanismo.
A meu ver, visando aplicações mais imediatistas, seria até mais fácil aplicar o dispositivo a caminhões e ônibus, nos quais já é mais corriqueiro o uso de um sistema pneumático para o acionamento dos freios e servos de embreagem...
2 comentários:
Esse povo fica inventando onda tentando encontrar pelo em ovo mas nunca que motor 4 tempos vai ser bom como 2 tempos. Dizem que 2 tempos quebra mais mas é balela, só lubrificar direito e cuidar bem do filtro de ar que não incomoda com nada.
Toda vez que eu vejo algo relacionado a novos sistemas para comando de válvulas eu também fico com a pulga atrás da orelha. Querendo ou não, um motor 2-tempos por não ter nem válvulas, desconsiderando as do tipo laminar que podem ser usadas na admissão e são acionadas de forma totalmente passiva, já elimina alguns atritos internos que acabam por reduzir a eficiência.
Postar um comentário
Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.
Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.
Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.