Durante a década de '90, automóveis importados das mais diversas origens voltavam a aparecer no mercado brasileiro. Um dos modelos dessa época que, apesar de não ser tão exaltado, eu ainda gosto bastante, é o Daewoo Prince. Fabricado entre '91 e '97 na Coréia do Sul pela extinta divisão automotiva da Daewoo (atualmente incorporada à General Motors), tinha um design moderno à época e bastante agradável até hoje. O layout mecânico de motor dianteiro longitudinal e tração traseira por eixo rígido (associado a ) já não era tão popular em sedãs mid-size naquele período, mas não se mostrava de todo inadequado, pois o conjunto geral ainda era capaz de proporcionar conforto compatível com o que havia de mais moderno no segmento e se adapta bem às irregularidades na pavimentação brasileira. A plataforma era derivada do Opel Rekord E fabricado entre '77 e '86 mas nunca oferecido no mercado brasileiro (que ainda dispunha do Opala, baseado no Rekord C), e o motor de 2.0L com versões de 8 ou 16 válvulas era o mesmo usado nos Opel "tropicalizados" e vendidos como Chevrolet Kadett, Chevrolet Monza (Opel Ascona), Chevrolet Vectra, Chevrolet Astra e Chevrolet Omega (sucessor do Rekord E no mercado europeu, e concorrente direto do Prince), dispondo de câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4 marchas como opcional (privilégio que no Omega era reservado às versões de 6 cilindros). Em outros mercados havia ainda uma versão de 1.8L só com câmbio manual. Apesar de todo o conteúdo mecânico da GM, me lembra bastante o Ford Crown Victoria da mesma época...
Houve ainda o Daewoo Super Salon, também conhecido como Daewoo Ace, que usava elementos de estilo mais formais e acabamento interno com pretensões mais luxuosas, apesar da mecânica ser a mesma. O design, outra vez, acaba me remetendo a um modelo da Ford, o LTD australiano...
Um comentário:
Imagina isso com um V8 como ficaria perfeito.
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