segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Engesa EE-34 de 2a geração


Um modelo hoje muito raro, o Engesa EE-34 marcou época como a principal VTNE para 3/4 de tonelada a ser usada pelas Forças Armadas. O exemplar das fotos está caracterizado com o layout usado pelo Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, e é usado por comerciantes de artigos com temática militar em Florianópolis. Usava motor Perkins 4-236 e câmbio Clark compartilhados com as pick-ups a diesel da Chevrolet brasileira, e uma variação do kit Tração Total da Engesa que ao invés da caixa de transferência de velocidade única usada nas pick-ups recorria à de dupla velocidade originalmente destinada ao uso em caminhões.


Detalhes da iluminação em padrão militar, destinada a dificultar a localização do veículo por aviões inimigos que estejam sobrevoando o campo de batalha.

Engate de reboque com gancho "G", e plug elétrico para as luzes do reboque embutido diretamente no parachoque traseiro.

Ganchos articulados e fixos estavam disponíveis para a eventualidade do veículo necessitar ser rebocado.

A "jerry-can" de 20 litros era originalmente acomodada num espaço aberto na lateral direita da carroceria.


Pá e picareta eram um importante auxílio caso as condições de terreno ficassem muito críticas e se tivesse que abrir um caminho praticamente do zero.


A cabine é espartana, sem nenhum luxo e com o painel todo em chapa, mas é suficientemente espaçosa e com ergonomia correta.

O nome da Engesa ainda é cultuado por entusiastas de veículos militares, e muito respeitado por profissionais do setor em função do elevado nível técnico que a empresa tinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.