sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dicas para recuperar um carro atingido por enchente

Um problema bastante comum ao adquirir um veículo usado é o risco de ser "premiado" com um que tenha sido precariamente recuperado após sofrer avarias numa enchente. Muitas vezes, uma depreciação mais acentuada na hora de revender o carro acaba sendo o menor dos problemas...

Atenção deve ser dada especialmente ao habitáculo: o acúmulo de matéria orgânica em suspensão na água de enchente favorece a proliferação de fungos e bactérias, que com o ambiente úmido e aquecido, sobretudo quando o veículo é exposto ao sol com a intenção de "secar", encontram condições bastante favoráveis. É imprescindível fazer uma correta higienização, preferencialmente com a desmontagem completa do interior para que se possa usar produtos mais adequados à limpeza de cada material (borrachas, tapeçaria, plásticos e metais diversos, incluindo conectores elétricos), evitando agravar os danos. Alguns desinfetantes usados para limpeza doméstica podem servir, mas antes deve-se testar numa pequena área do material a ser limpo para certificar-se de que não haverá manchas. Álcool etílico, líquido ou em gel, também podem ser usados, ainda que sejam um tanto inadequados para limpar peças de couro por ressecar as mesmas.

Para o sistema elétrico, incluindo componentes eletrônicos mais sofisticados, é extremamente recomendável passar um pano umedecido com álcool isopropílico para remover qualquer vestígio de matéria orgânica, que ao permanecer impregnada em conectores elétricos pode iniciar um incêndio depois de completamente seca.
Os dutos de ventilação e ar condicionado também devem ser higienizados, e ter todos os filtros substituídos para evitar que matéria orgânica impregnada nos poros dos mesmos fique apodrecendo e por conseguinte liberando compostos que além do odor desagradável podem desencadear reações alérgicas e problemas respiratórios.

A contaminação do óleo lubrificante do motor, bem como fluidos de transmissão, freios, direção hidráulica e outros, é outro ponto crítico. Caso ocorra um "calço hidráulico" durante uma tentativa mal-sucedida de transposição da área alagada, os danos ao motor são ainda mais graves a ponto de exigir uma retífica completa. Caso o veículo permaneça parado no foco da enchente, ainda é prudente substituir todos os fluidos, e se possível lavar motor, câmbio e diferenciais por dentro com querosene.

Na prática, recuperar um carro atingido por enchente é menos difícil do que pode parecer...

A quem possa interessar, agora faço um apelo para que ajudem a Cruz Vermelha das Filipinas, em benefício das vítimas das enchentes que afetaram a região de Manila no começo do mês. É possível fazer doações através do PayPal, Ushare ou Multiply em qualquer parte do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.