A cabine avançada reflete uma maior racionalização da plataforma de carga, logo um veículo mais curto e muitas vezes com menor distância entre-eixos não tem o espaço para os passageiros comprometido ao mesmo tempo que a manobrabilidade em espaços mais exíguos é favorecida. Até mesmo a menor altura total em comparação com as vans de origem européia que atualmente predominam no mercado brasileiro, se por um lado acaba por impedir que se permaneça confortavelmente em pé dentro do veículo, torna possível o tráfego por locais com alguma restrição de altura. Apesar da H-100 não estar mais disponível como 0km no mercado brasileiro, a carroceria com predomínio de linhas retas é facilmente reparável em caso de avarias, além da área envidraçada plana facilitar a reposição quando necessário. Há uma grande quantidade de peças intercambiáveis com outros modelos, alguns ainda oferecidos localmente, desde elementos mecânicos até acabamentos, além de usar pneus de aro 14, mais baratos que os de aro 15 usados na maioria das concorrentes contemporâneas de origem européia. Experiências anteriores com uma caminhonete Hyundai HR também pesam favoravelmente aos utilitários coreanos.
Modelos de tração dianteira, como Renault Master e Fiat Ducato, também seriam boas opções a considerar, mas acaba-se entrando novamente na questão do custo de aquisição mais elevado que atinge as vans de projeto europeu. Mesmo assim, é importante frisar vantagens como a estabilidade direcional superior, plataforma de embarque mais baixa, além do menor consumo de combustível e melhor desempenho devido à transmissão mais leve e eficiente, o que acaba por fazer com que venha se popularizando em ambulâncias...
Em linhas gerais, inicialmente pode parecer difícil escolher uma van adequada ao transporte turístico, mas mesmo alguns modelos menos sofisticados podem vir a oferecer uma maior adaptabilidade a distintos cenários operacionais associada a um custo de manutenção reduzido, refletindo significativamente na rentabilidade...
12 comentários:
Kombi teve uma época quando não se podia comprar coisa melhor, e as vans coreanas apesar de terem agitado o mercado depois estagnaram. Mas bem que eu não ia achar ruim se a Besta voltasse a ser vendida aqui.
Faz pouco tempo comprei uma Besta e não me arrependo, mas agora quero turbinar ela. A única vantagem dessas vans europeias é que elas vem tudo com turbo de fábrica tirando umas Ducatos velhas e aquela quadradona da Mercedes que vinha antes da Sprinter.
Apesar da concepção antiga e de não ter recebido algumas atualizações que viriam a melhorar a competitividade, como direção hidráulica, ar-condicionado, câmbio de 5 marchas e um motor mais adequado (vale lembrar que versões exportadas para o México usavam o motor AP 1.8 e um painel mais requintado, inspirado no do Santana), a Kombi não é de todo ruim.
E aquelas Towner será que presta?
Presta, mas é de um segmento diferente ao das vans médias e grandes. Seria mais comparável com um Fiorino.
Pena que pararam de fabricar a Besta, apesar de não ser tão alta dentro era bem boa de manobrar em comparação com essas vans novas mais bicudas.
Alguém tem algo a dizer da van citroen jumper 2006 2.8 diesel. E porque eu estou cogitando em comprar uma dessa. Desde já eu agradeço pela ajuda.
É confortável, e tecnicamente idêntica à Ducato, o que facilita acesso a assistência técnica e reposição de peças.
Estou querendo comprar uma eurovan aquela de cinco cilindros, tem alguma restrição?
Na verdade eu até gosto bastante daquelas Eurovan, mas achar algumas peças mais específicas pode se tornar um parto. Outras são até intercambiáveis com motores 1.9 de 4 cilindros que foram feitos para equipar carros nacionais da Volkswagen em versões de exportação.
Qual seriam esses motores intercambiáveis na eurovan?
Estou bem interessado em uma de essas ou na caravelle ,por causa da altura 1.95 mts pode entrar nas garagem.não conheço outra com essa altura além da nova jumpy que é muito cara.
Peças do 1.9D de injeção indireta, antecessor dos SDI e TDI que chegaram a ser usados em modelos nacionais da Volkswagen para exportação. Mas se for trocar o motor, qualquer um da Volkswagen acaba servindo, até o 2.0 TDI de alguma Amarok que tenha sofrido perda total.
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