Vi ontem esse Celta com um reboque, o que até me causou alguma estranheza visto que os carros "populares" brasileiros normalmente sofrem com qualquer sobrecarga, principalmente num aclive. Apesar de ser uma alternativa válida para contornar o espaço limitado para bagagens, e em algumas circunstâncias evitar alguns danos ao veículo em função do tipo de carga transportada, o reboque pode se mostrar inconveniente na hora de fazer algumas manobras, requerendo mais espaço para executá-las. Também acaba sendo bastante penalizado pela excessiva burocracia brasileira, que exige o emplacamento e licenciamento anual (incluindo o seguro DPVAT), apesar da isenção de IPVA por não ser classificado como veículo automotor.
Reboques com peso menor ou igual a 750kg incluindo a carga podem ou não ser equipados com freio, que é obrigatório para os demais. Se o peso do implemento não ultrapassar os 2000kg e tiver apenas 1 eixo, também é dispensada a CNH categoria E, podendo ser utilizada a CNH correspondente à espécie do veículo (B para automóveis e camionetas com PBT até 3500kg e capacidade para até 8 passageiros além do motorista, C para caminhões e D para qualquer veículo não-articulado com capacidade para mais de 8 passageiros além do motorista).
A meu ver, uma falha na legislação brasileira é a não-obrigatoriedade de luz de ré para reboques...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.
Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.
Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.