Quem hoje vê esse Chevrolet Opala Comodoro, ano de fabricação 1980, pode achar que é só mais um "sucatão" imprestável como tantos automóveis antigos em estado de conservação precário que ainda circulam pelas ruas brasileiras, mas por incrível que pareça o Opala em questão já esteve pior. Chegou a ser usado até como dormitório por um sem-teto, com a anuência da antiga proprietária, que o havia deixado estacionado na Rua Henrique Dias, no trecho que vai entre as ruas Felipe Camarão e Fernandes Vieira, no Bom Fim, antigo reduto judaico de Porto Alegre que hoje vem passando por uma fase de decadência acentuada, perceptível pela quantidade de lixo que se acumula em alguns pontos do bairro e pela inconveniente circulação de drogados, pedintes e outros vagabundos em geral.
Mas um detalhe em particular chama a atenção no velho Opala: a alavanca de câmbio posicionada na coluna de direção (collumn-shifter), imediatamente atrás do volante, denotando que possa ser originalmente equipado com o câmbio manual de 3 marchas não-sincronizado. À época da fabricação, embora a maioria dos compradores optasse pelo câmbio manual de 4 marchas sincronizado e com alavanca no assoalho (floor-shifter), o antigo de 3 marchas com alavanca na coluna de direção ainda era disponibilizado sob encomenda, visto que ainda tinha uma restrita popularidade junto a motoristas profissionais, como taxistas, e gestores de frotas tanto em empresas privadas quanto órgãos públicos, em virtude de uma alegada vantagem na robustez. No caso de exemplares com 4 portas, como esse, ainda era vantajoso ao livrar o espaço que seria tomado por um console central, possibilitando que o interior acomodasse até 6 pessoas quando equipado com banco dianteiro inteiriço de 3 lugares. Resta a esperança de que o atual proprietário seja mais zeloso, e eventualmente restaure adequadamente esse exemplar com uma característica tão rara nos dias de hoje...
4 comentários:
Eu vi um ano 80 também, 4 portas e alavanca na coluna, cor bege.
É bastante comum ver carros da década de 80 de várias marcas pintados naquele tom de bege-vime que era muito usado na linha Volkswagen, mas que eu particularmente lembro como a cor dos caminhões que a Sadia usava lá em Manaus na década de 90.
Eu possuo um opala 72 com este modelo de cambio e posso afirmar que ele e totalmente sincronizado..deve ter ocorrido alguma confusao por ele contar com a mesma disposiçao de marchas das antigas caminhonetes gm que tinham a primeira marcha nao sincronizada
A maioria das referências menciona o câmbio de 3 marchas como sendo não-sincronizado.
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