Por mais que o segmento das motos "custom" tenha consolidado uma preferência por motores de 2 cilindros em V, essa não é uma regra geral. Um modelo que se diferencia desse padrão é a Suzuki LS650 Savage, que já não é mais oferecida no mercado brasileiro mas continua no exterior rebatizada como Boulevard S40. O motor monocilíndrico de 652cc ou 39,8pol³ refrigerado a ar, com 4 válvulas acionadas por comando simples no cabeçote é "quadrado", com diâmetro e curso idênticos de 94mm ou 3,7 polegadas, e portanto as faixas de potência e torque ainda que modestas concentram-se em faixas de rotação mais baixas, o que pode ser considerado benéfico tendo em vista também a durabilidade. A concepção simples, bem como o tamanho relativamente compacto com referência à faixa de cilindrada, a tornam uma opção atrativa até para motociclistas iniciantes.
Ainda que às vezes seja um tanto subestimada diante de concorrentes como a Honda VT 600 C Shadow e a Yamaha XV 535 Virago, dotadas de motores de 2 cilindros em V à moda das Harley-Davidson, está longe de ser "inferior" em qualquer aspecto. Convém salientar que, apesar de ainda contar com carburador nos mercados onde atualmente é comercializada mesmo diante de normas de emissões mais rigorosas que as brasileiras, a Savage/Boulevard S40 permanece em linha enquanto a Shadow e a Virago já foram efetivamente substituídas em todos os principais mercados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.
Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.
Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.