sábado, 6 de agosto de 2011

Corvette e downsizing: será que precisa de uma mudança tão radical?

Venerado não só como um dos mais tradicionais carros esportivos, mas acima de tudo como uma expressão de orgulho americano, o Chevrolet Corvette vem desde 1955 sendo a vitrine máxima para uma das maiores tradições da indústria automobilística dos Estados Unidos: o motor V8 small-block da Chevrolet.
A concepção básica do lendário propulsor foi desenvolvida pelo eminente engenheiro Zachary Arkus-Duntov, mais conhecido como Zora Arkus-Duntov, que anteriormente havia proposto uma solução para o superaquecimento dos motores Ford Flathead com cabeçotes hemisféricos que incorporavam as válvulas, originalmente laterais, os famosos cabeçotes ArDun, e que depois acabaram inspirando a Chrysler no desenvolvimento dos motores HEMI, inicialmente conhecido como Firepower. Mas foi na General Motors que o grande Zora deixou a marca mais profunda de genialidade na história industrial americana...
 

Ainda remontando ao conceito original de 1955 com a unidade de 265 polegadas cúbicas, ou 4.3L como no V6 usado na Blazer (basicamente um small-block 350 com 2 cilindros a menos), o small-block da Chevrolet acaba sendo rotulado como "arcaico" ou no mínimo obsoleto por alguns profissionais da indústria automobilística e da imprensa "especializada", sobretudo por ter comando de válvulas no bloco (OHV) enquanto concorrentes o trazem nos cabeçotes (OHC/SOHC se for simples ou DOHC quando é duplo). Entretanto, o design mais simples, sobretudo nos cabeçotes, possibilita um tamanho mais compacto ao clássico motor Chevrolet em comparação com similares europeus e japoneses que, apesar da cilindrada menor, tem potência próxima - em rotações normalmente mais elevadas e acompanhadas de torque inferior. O fato é ainda mais notável se for levada em conta a rigidez das normas americanas de emissões de poluentes, sobretudo na California, levarem ao uso de sistemas de admissão, escapamento e comandos de válvulas mais restritivos, limitando consideravelmente a performance...

Entretanto, a pouco tempo, começaram a surgir algumas polêmicas em torno de uma alteração drástica no conceito básico dos motores que equipariam a próxima geração do Corvette, cujo lançamento estava especulado para ocorrer entre 2013 e 2014. Uma das principais hipóteses levantadas, e que despertou a preocupação de entusiastas mundo afora, seria de que os motores passariam a ter uma cilindrada em torno de 3.0L, cabeçotes DOHC, potência próxima dos 430hp da versão básica atual de 6.2L (mas ao invés de atingir esse valor a 5900RPM, chegaria às 12000RPM). Ainda teria problemas, levando em conta o perfil mais generalista do fabricante, por demandar mais processos produtivos e ter uma aplicação limitada, que acabaria dificultando a diluição dos custos de desenvolvimento, tanto que o uso de turbo foi considerado para tentar manter o torque mais aproveitável... Alguns rumores mais realistas apontam apenas para redução menos radical da cilindrada, ficando entre 4.8L e 5.3L, contando com injeção direta (presente na atual versão participante dos campeonatos FIA GT, com cilindrada reduzida a 5.5L em função do regulamento) e turbo, proposta mais adequada devido aos aperfeiçoamentos desses sistemas nos últimos tempos, me parecendo uma mais eficiente que simplesmente diminuir o tamanho do motor e elevar os regimes de rotação sacrificando o torque característico do V8 usado pelo grupo GM em modelos tão distintos que incluem veículos familiares e até alguns utilitários, nos quais é essencial a força bruta já em regimes mais baixos em função do peso máximo admissível e ainda o uso para rebocar trailers e lanchas - algumas das quais são, inclusive, equipadas com o confiável propulsor.
 
Se mesmo um utilitário mais pesado, menos aerodinâmico e com o mesmo motor acaba tendo um consumo de combustível mais contido que alguns concorrentes do Corvette, vale destacar que o tradicional modelo é o único superesportivo isento do imposto sobre "gas-guzzlers" (beberrões) no mercado americano.

Ao contrário de alguns concorrentes, com propulsores especialmente desenvolvidos para o uso exclusivo em veículos leves, o Corvette não tem tal "privilégio". Se por um lado isso pode parecer inadequado, se reflete em algumas vantagens: fica mais "civilizado" para uso cotidiano sem comprometer o desempenho em uso extremo, e por ter componentes "superdimensionados" para suportar serviço pesado e operar em faixas de rotação mais baixas sofre menos desgaste, além de ter uma manutenção mais fácil devido à intercambialidade de peças com diversos modelos. Outro ponto forte é a menor sensibilidade a variações na qualidade do combustível e lubrificantes, enquanto concorrentes como os produzidos pela Ferrari com seus nervosos motores de alta rotação e projeto mais sofisticado requerem mais cuidados com os insumos...
Ainda que sejam idolatrados pelos ferraristas mais fanáticos e enaltecidos por leigos influenciados pela mídia "especializada", motores DOHC com uma faixa de rotação absurdamente alta (mais adequada a uma motocicleta) não são necessariamente melhores...

6 comentários:

Carlos Kim disse...

Difícil pensar em outra coisa que não seja V8 e dianteiro quando se fala no Corvette, mas o estúdio da GM-Daewoo na Coréia do Sul projetou um modelo esportivo de motor traseiro que eu gostei bastante, o Miray, e se conseguirem fazer pelo menos um V6 que caiba nele e seja gostoso de pilotar pode ser uma opção para quem quer um carro tipo Corvette mas não se dispõe a gastar tanto.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Realmente foi uma grata surpresa o Miray, mas como o cockpit é todo aberto acaba não sendo prático no uso diário. A meu ver uma boa solução seria incorporar um canopy transparente semelhante ao de aviões de caça, para garantir que a interferência sobre os traços originais do modelo seriam mínimas.

Dieselboy sa Maynila disse...

Respecto al small-block, pero quedo siempre con los diesel.

Anônimo disse...

Tem que ser mto arrogante para criticar a Ferrari e ficar falando de chevrolenha como se fosse a melhor coisa do mundo..

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Mais arrogante do que alguns ferraristas mais fanáticos é impossível. Ser mais caro e sofisticado não significa ser o melhor, e parece que alguns tifosi ainda não entenderam isso.

Maurício disse...

O problema maior é esse sistema tributário baseado no tamanho do motor, que nós copiamos da Europa, e desse jeito acabamos por não dar atenção a algumas vantagens em um motor maior.

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.