sábado, 1 de setembro de 2012

Off-road: quando tamanho não é documento...

Não é difícil encontrar quem considere o porte avantajado uma característica fundamental em um veículo, ignorando que em alguns terrenos o compacto e leve Suzuki Samurai pode apresentar uma capacidade de incursão superior à de outros modelos renomados, como o bom e velho Jeep Wrangler...

Até mesmo em modelos da mesma série, como os Agrale Marruá AM1 (equivalente militar do AM50 civil, com capacidade de carga de meia tonelada) e AM20 (enquanto a versão militar é classificada com capacidade de carga de 3/4 de tonelada, o equivalente civil AM150 é apto a carregar 1,5 tonelada), podem apresentar diferenças significativas. Em função da distância entre-eixos mais curta no AM1, fica mais difícil encostar o fundo do veículo em alguns obstáculos, e o balanço traseiro menor amplia o ângulo de saída. Não adiantaria ter um ângulo de ataque generoso se não tiver como finalizar a transposição do obstáculo sem danificar o veículo...

Outro fator a ser considerado é a largura, como pode ser observado nos Hummer ao comparar o H2 e o H3. Além da maior facilidade para trafegar por vias secundárias e trilhas mais estreitas, o H3 acabou sendo mais favorecido em mercados de exportação por ser mais adequado a faixas de rodagem menos amplas e a manobrar em espaços mais confinados que o H2

Um tamanho mais contido também normalmente é acompanhado de um menor peso, como ao comparar o Troller T5 (modelo que chegou a disputar o rali Paris-Dakar em 2000) e o Cross Lander CL-244. Quanto mais baixas as relações peso/potência e peso/torque, menos esforço é requerido para manter uma velocidade constante, sobretudo durante a transposição de aclives. Mesmo em piso plano, com um veículo mais leve é possível usar relações de marcha mais longas e favoráveis a um incremento da velocidade final sem prejudicar tanto o desempenho e o consumo de combustível em comparação com um mais pesado...

Logo, pode-se deduzir que em algumas circunstâncias o tamanho pode favorecer até um simples Asia Rocsta em comparação com um sofisticado Land Rover Discovery 3...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.