A partir de '94, com a transferência da produção das pick-ups Chevrolet série 20 (D-20/C-20) para a Argentina, acabou-se por simplificar a linha e concentrar apenas na versão de cabine simples e chassi curto, eliminando também os utilitários-esportivos Bonanza (de duas portas e chassi mais curto que o da pick-up) e Veraneio (com 4 portas e baseada no chassi longo original da pick-up). Como a Blazer só seria lançada no mercado brasileiro em '95, a alternativa encontrada pela General Motors para atender principalmente às polícias foi desenvolver, em parceria com a extinta Envemo, o modelo que acabou ficando conhecido como Veraneio M, produzido sob encomenda até '97. Parte do teto e a tampa do bagageiro eram feitos em fibra de vidro. Embora fosse disponível uma opção de motor Diesel, que era o mesmo Maxion S4 oferecido na D-20, a opção mais comum foi pelo bom e velho "6 canecos" de 250pol³ (4.1L) e injeção eletrônica compartilhado com o Omega brasileiro e a C-20, cujo desempenho era mais adequado ao cenário operacional no policiamento ostensivo e patrulhamento rodoviário. Um dos principais operadores a usar o modelo foi a Polícia Rodoviária Federal. Encontrar algum exemplar remanescente já não é tão fácil, mas a uns 6 dias atrás vi esse exemplar na Rua dos Andradas, popularmente conhecida como "Rua da Praia", no centro de Porto Alegre.
Um comentário:
Já vi algumas dessas Veraneios mais curtas mas nunca me passou pela cabeça que elas fossem feitas na Argentina.
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