Alguns desconfiavam que a tração dianteira não fosse a melhor opção para um utilitário comercial, outros tantos até hoje dizem que não presta, mas um dos modelos que quebrou esse estigma no Brasil foi a Renault Trafic. Lançada na Europa em '81, onde a primeira geração permaneceu em linha até 2000 quando foi substituída por outra bem mais sofisticada, foi produzida também na Argentina até 2002 para atender ao mercado sul-americano. Inicialmente usava motores de 2.2L a gasolina ou 2.1L a diesel, ambos de 4 cilindros em linha, comando de válvulas no bloco e refrigeração líquida, com carburador para o primeiro e injeção indireta por bomba mecânica para o segundo. A grade do radiador mais protuberante usada antes de uma discreta reestilização dianteira era necessária para acomodar tais motores, maiores que o 1.8L também disponibilizado na Europa mas que seria desaconselhável diante das adequações necessárias à menor octanagem da gasolina na América do Sul.
Foi o último automóvel produzido em série a ser comercializado com carburador no Brasil até 2000, quando passou a usar uma versão amansada do motor 2.0L de 16 válvulas com comando duplo no cabeçote compartilhado com o Mégane argentino e a Scénic brasileira à época. Entre 1997 e 1999 também foi disponibilizado um motor a diesel de 1.9L com comando de válvulas no cabeçote, mas sempre de 4 cilindros em linha, refrigeração líquida e injeção indireta.
Como o desempenho das versões a diesel era um tanto insatisfatório até mesmo diante das vans coreanas e japonesas, predominou o motor a gasolina. Para quem eventualmente considere a conversão de um exemplar a gasolina para gás natural, um aspecto inconveniente é a obrigatoriedade do uso de kits gerenciados eletronicamente em veículos fabricados a partir de '97.
Chegou a ser vendida também como Chevrolet Trafic antes da Renault reingressar ao mercado brasileiro, até que a partir de '95 com a Renault já começando a se firmar localmente passou a ser denominada Chevrolet SpaceVan.
Entre os exemplares remanescentes em operação, a maioria é das versões de carga, sobretudo com chassi curto e teto baixo mas bem de vez em quando aparece alguma com chassi longo e teto alto...
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