Entre os anos de 2002 e 2004, ainda sob o impacto do fim da produção do Toyota Bandeirante em 2001, houve alguma efervescência no mercado brasileiro na busca por modelos que pudessem suprir a lacuna que ficava no segmento de utilitários rústicos, e um desses foi o Cross Lander CL-244. O modelo era montado em Manaus pela Bramont (a mesma que hoje monta os Mahindra), com a carroceria importada da Romênia, onde era produzido pela ARO (Automobili Romanesci). As principais diferenças entre o CL-244 brasileiro e o ARO 24 romeno eram a parte de motorização: enquanto o CL-244 usava motor International HS2.8 e câmbio Eaton (os mesmos que a Ford Ranger usava à época), o 24 dispunha de um motor fornecido pela Renault. Com a falência da ARO em 2004, o Cross Lander acabou também saindo de linha, mesmo diante de rumores acerca de uma possível aquisição da fabricante romena por parte da Ford, que até especulava introduzir uma versão "federalizada" para o exigente mercado norte-americano. Além do jipe de carroceria fechada, chegou a ser apresentado um protótipo de uma pick-up, a CL-330, também originária de uma versão já produzida na Romênia, a ARO 33, e que chegou a ser feita em Portugal durante os anos '70 usando motores Daihatsu e comercializada com a marca Portaro, mas do lado de cá do Atlântico a pick-up não vingou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.
Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.
Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.