Uma das principais referências quando alguém da minha geração começava a se interessar pelas motos trail foi sem a menor sombra de dúvidas a Honda XLX 250 R, apresentada em '84 como uma evolução da XL lançada no Brasil em '82 mas cuja principal diferença era o polêmico sistema de 2 carburadores que se manteve até '87, voltando-se a usar um único carburador até o encerramento da produção em '94. Providencial para a liderança da Honda ter sido consolidada também entre as motos de uso misto, teve no motor 4-tempos um forte argumento de vendas diante da principal concorrente que foi a Yamaha DT 180, a ponto de permanecer entre as motos da década de '80 mais comuns de ainda encontrar pelas ruas das principais cidades brasileiras mesmo que os exemplares mais recentes fabricados já no começo da década de '90 estarem se aproximando da idade de 30 anos que as credencia como colecionáveis.
A aparência foi considerada bastante moderna na época do lançamento, em que pesem detalhes como o farol redondo parcialmente encoberto por uma grade integrada à minicarenagem e uma lanterna traseira saliente entregarem a idade tanto quanto o freio dianteiro ainda a tambor, mas a configuração básica das motos trail mais ortodoxas ainda guarda algumas semelhanças com a Honda XLX 250 R. Encontrar um exemplar ainda em bom estado de conservação como essa ano '88 é relativamente fácil, embora o nível de originalidade desse exemplar mereça um destaque especial, tendo em vista que os únicos acessórios claramente diferentes da especificação de fábrica são um mata-cachorro (compatível com os padrões da época de produção do modelo) e um bauleto moderno.
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