sábado, 1 de abril de 2023

Toyota Hilux 4X2 com eixo dianteiro rígido

Embora ainda seja relativamente comum ver uma Toyota Hilux quadrada, essa que eu avistei tinha uma peculiaridade que me chamou a atenção de longe, quando o eixo dianteiro rígido me parecia muito mais fino que o de algumas versões 4X4 com eixo rígido, e em seguida a constatação que faltava a carcaça de um diferencial dianteiro, ficando evidente ser uma versão de tração somente traseira. O mais curioso é que a Hilux, em nenhuma geração, abdicou da suspensão dianteira independente, mesmo tendo usado o eixo rígido tanto atrás em todas as versões quanto na frente em algumas 4X4 até a 5ª geração mundial que foi a primeira a chegar oficialmente ao Brasil, e diga-se de passagem chegou a ter exemplares 4X4 tanto com eixo dianteiro rígido quanto com suspensão dianteira independente enquanto era importada do Japão antes de ser iniciada a produção na Argentina durante o ciclo dessa mesma geração. E no caso do exemplar das fotos, ainda é de fabricação japonesa como indicam a grade e o parachoque dianteiro das versões 4X2 japonesas com altura menor que todas as 4X4 e as 4X2 já feitas na Argentina.
Por também ter sido erguida, e estar com pneus de tamanho maior, snorkel e alargadores de paralama, que são alterações bastante comuns em modelos 4X4 para favorecer o uso off-road, até me lembra uma prerunner daquelas americanas destinadas a corridas em desertos na California, em que pese essa ter a suspensão por eixo dianteiro rígido muito mais austera que as independentes normalmente usadas nas prerunners propriamente ditas. E o motor original Toyota 2L de 2.4L movido a diesel e com aspiração natural, embora seja inegavelmente robusto, também é bastante modesto e menos propenso de servir a uma caminhonete com pretensões mais esportivas, embora também possa ser bem servido mediante a instalação de um turbocompressor como chegou a ser usado em modelos de especificação estrangeira e até proporcionando desempenho em comparação ao motor 3L de 2.8L que versões 4X4 tanto japonesas quanto argentinas e 4X2 só argentinas usaram no Brasil. Mas sem sombra de dúvidas, a peculiaridade que mais me chamou a atenção foi simplesmente um eixo dianteiro rígido ser adaptado a uma Hilux de tração simples...

Um comentário:

Júlia disse...

Ficaram muito fofas as fotos com o cachorrinho...

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