quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ônibus escolar canadense com chassi Ford B-700

Um dos modelos de ônibus mais conhecidos dos Estados Unidos, o Ford B-Series da geração de '80 a '94 também tem alguma presença no Brasil, mais notadamente pelos exemplares normalmente doados por igrejas batistas americanas para entidades beneficentes, associações recreacionais e esportivas e alguns órgãos públicos brasileiros, principalmente no Nordeste mas também em Santa Catarina, para onde foi destinado esse B-700 ano '87 com carroceria Thomas Built Buses de fabricação canadense. Atualmente é usado pela operadora turística Ativa, do Rio Grande do Sul, após ser adquirido em Blumenau-SC.

Para nós da América do Sul, que nos vimos obrigados desde a década de '70 a depender quase exclusivamente de motores a óleo diesel em veículos de serviço pesado, pode soar redundante tantos emblemas indicando o tipo de combustível, mas vale lembrar que na época a Ford ainda oferecia sedentos motores V8 big-block para os caminhões e chassis de ônibus.

O câmbio automático Allison de 4 marchas com alavanca na coluna de direção torna a condução mais cômoda, mas acaba contribuindo para que o motor Ford-New Holland FNH6.6 com turbo e 180cv (motor de fabricação brasileira, vale destacar) também usado em algumas das primeiras versões do Ford Cargo brasileiro tenha um consumo na faixa de 3km/l pelo que me foi relatado pelo motorista Laerte.

A bem da verdade, apesar do motor ser posicionado na dianteira do veículo, por ser posicionado num compartimento externo reduz os níveis de ruído e de calor no posto de condução, além do capô basculante introduzido a partir de '85 proporcionar um acesso mais cômodo que o alçapão usado nos ônibus brasileiros de motor dianteiro e posto de condução avançado.
Poucas adaptações foram feitas no modelo, com destaque para o sistema de freios a ar, menos propensos ao fading segundo o Laerte, faróis de Fiat 147 pela similaridade com os originais, e cintos de segurança sub-abdominais apenas por ser uma exigência brasileira. Na foto abaixo é possível ver o compressor de ar do circuito de freios, acionado diretamente pelo motor por meio de polias e correia de borracha. O antigo sistema de freios hidráulico dependia de uma bomba de vácuo elétrica, pois os motores do ciclo Diesel não geram vácuo no coletor de admissão.

A título de curiosidade, mesmo não contando normalmente com elementos como airbags ou cintos de segurança, os ônibus escolares americanos e canadenses são considerados o meio de transporte terrestre mais seguro do mundo, tanto pela estrutura mais reforçada em comparação a outros ônibus quanto pela forração dos assentos projetada para absorver impactos mediante o uso de espumas com diferentes densidades. A porta traseira de emergência é outro detalhe importante, visto que além de oferecer uma rota alternativa de evacuação do veículo também acaba por facilitar o acesso de equipes de resgate em caso de acidente.
Outro detalhe que salta aos olhos é a placa retrátil de parada obrigatória montada na lateral esquerda, abaixo da janela do motorista, usada para indicar as operações de embarque e desembarque em conjunto com as luzes piscantes nos cantos do teto.

7 comentários:

Gabriel disse...

Show de bola esse busão, até eu que não sou fã dos ônibus nacionais com motor dianteiro não me importaria em dar uma voltinha nesse que pelo menos tem o motor num compartimento separado que pelo menos não incomoda tanto com barulho e calor.

eduardobarriosmoreira disse...

Olá. Me interessei muito pelo ônibus. Gostaria de saber se estaria a venda e por quanto? Abraço, aguardo resposta.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Ao menos quando eu o vi, e já se vão mais de 2 anos, não estava à venda. Se tiver interesse num "schoolie" americano, é mais fácil encontrar algum à venda no norte de Santa Catarina.

Unknown disse...

Boa tarde eu tenho um ônibus deste mesmo tipo peço ajuda ..eu não estou encontrando o número do chAssis do onibus ..peço por favor que me Horizonte dês de já meu muito o brigado

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Onde está marcado exatamente no chassi eu não lembro, mas na plaqueta de identificação afixada nas proximidades do cockpit consta o VIN, que é o número do chassi propriamente dito.

Anônimo disse...

OLÁ PESSOAL , SOU DE CORNELIO PROCOPIO PARANA TENHO 2 UNIBUS DESTE PARA VENDA , COM MECANICA ORIGINAIS EM PERFEITO ESTADO FONE CONTATO (43) 999750221 CEL TIM (43) 35241890 FIXO

Anônimo disse...

Olá. Estou precisando do manual de reparo, especificamente o diagrama elétrico. PF se alguém puder me ajudar. 15 997440020 , muito obrigado.

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