Com essa configuração de 6 portas que só foi feita no Brasil, uma Kombi Lotação já acaba chamando até mais atenção que as outras versões. No caso desse exemplar ano '72 que passou do avô para o neto, o parabrisa com abertura frontal (acessório conhecido como "Safari Window" entre entusiastas) agrega uma diferenciação ainda maior diante das poucas Kombis split-window/"corujinha" que ainda se vê nas ruas pelo Brasil em qualquer configuração. O fato das portas central e traseira esquerdas preservarem a simetria com as do lado direito facilitou o desenvolvimento de versões de mão inglesa para exportação à África do Sul e Indonésia, com a porta central esquerda idêntica à da Kombi Lotação ao invés de usar simplesmente o mesmo conjunto de portas do salão das versões de mão francesa montado ao contrário.
Houve uma época que Kombis dessa versão efetivamente serviam como lotação em Porto Alegre, com o serviço originalmente sendo denominado "táxi-lotação" atendendo rotas fixas entre o centro e bairros, tendo se iniciado com carros full-size americanos antes da Kombi e hoje com a operação feita somente pelos microônibus que mantém a denominação "lotação". Essa versão originalmente acomodava além do motorista 11 passageiros em 4 fileiras de bancos, com o acesso aos últimos 3 assentos somente pela porta traseira direita rebatendo-se uma parte do encosto da penúltima fileira. Hoje é muito raro de se ver uma Kombi Lotação mesmo no Brasil, tendo em vista que a cultura de preservação de veículos antigos demorou mais a abranger também os utilitários, além da tradicional mecânica Volkswagen antes muito apreciada em condições de serviço pesadas no transporte de cargas que muitas Kombis originalmente de passageiros acabaram sendo redirecionadas à medida que a idade ia chegando.
2 comentários:
Linda essa corujinha, com uma estrutura de portas diferente, porque são espaçadas com uma coluna adicional e não abrindo juntas como o modelo normal. Isso conferia mais robustez necessária a estrutura monobloco com tantas portas. Eh de se questionar a segurança para os passageiros de um veiculo assim, com o perigo proporcionado pela entrada e saída no lado esquerdo, em plena via de trafego, eis ai o motivo de ter sido feita só no Brasil, aonde não se levava a segurança muito a serio nessa época.
Na maioria das situações é mesmo mais seguro o acesso pela direita, mas em alguns locais como aeroportos e hotéis ficava melhor ter portas dos 2 lados. E em ruas estreitas de mão única, também pode ser melhor a possibilidade de fazer o embarque e desembarque pelo lado esquerdo para evitar a necessidade de atravessar a rua. E no exterior chegou a ser feita Kombi com porta dos 2 lados, mas com o mesmo padrão de abertura do modelo normal.
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