segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Ford Modelo T: mais parecido com um trator que com um carro normal?

Reconhecido como um dos primeiros carros "populares" a nível mundial, e responsável por massificar o veículo particular nos Estados Unidos, o Ford Modelo T incorporava algumas características adequadas a especificidades da vida no campo antes mesmo que tratores relativamente simples como o John Deere Modelo M surgissem. Naturalmente o público-alvo daquele automóvel essencialmente generalista, para os padrões que vigoravam à época do lançamento em 27 de setembro de 1908 e foram se alterando até o fim da produção em 26 de maio de 1927, abrangia muito além dos agricultores americanos, chegando a ser produzido também no Canadá que acabou consolidado como uma base de exportação de kits CKD tanto para países da Comunidade Britânica como a Austrália e a Inglaterra com isenção de impostos de importação quanto para alguns outros países onde chegou a ser montado com o cockpit de mão inglesa como o Japão e até mesmo a Argentina. E apesar de hoje ser até relativamente bem aceita a comparação com os SUVs, tanto por soar mais palatável aos esnobes de plantão quanto por uma efetiva necessidade de transpor terrenos severos, é inegável que guarda algumas semelhanças com os tratores...
Um motor com o regime de rotações proporcionalmente mais baixo que o de motores automobilísticos atuais, mesmo com ignição por faísca e primariamente destinado a usar gasolina mas também podendo operar com álcool "moonshine" de milho produzido por fazendeiros americanos ou até querosene com o uso de alguns carburadores especiais antes que os motores Diesel alcançassem a atual hegemonia no mercado de máquinas agrícolas, já acaba remetendo aos tratores. Ironicamente, no caso do John Deere Modelo M, apesar do motor de 1.6L ter só 2 cilindros, por incrível que pareça já tinha uma concepção até mais moderna ao trazer válvulas no cabeçote em contraste com o Ford Modelo T cujo extremamente austero motor de 2.9L com 4 cilindros tinha válvulas laterais. É inegável que o motor do Ford Modelo T apresentava uma série de peculiaridades, algumas notáveis até a atualidade como trazer o câmbio de só duas marchas com embreagem automática e integrado na mesma carcaça banhado pelo mesmo óleo lubrificante a exemplo do que se tornaria posteriormente um padrão na indústria de motocicletas, bem como o conjunto motor/câmbio incorporar uma função de reforço estrutural para o chassi, prática ainda habitual tanto nas motos com chassi diamond-frame quanto justamente em tratores que em alguns casos até prescindem de um chassi propriamente dito.
Mais confortável trafegando a velocidades consideravelmente mais modestas numa comparação com os padrões atuais do tráfego rodoviário, lembrando que apresentava uma velocidade máxima na ordem dos 70km/h, nesse aspecto até poderia realmente ser considerado um tanto intermediário entre automóveis e alguns tratores cuja velocidade operacional é tão baixa que inviabilizaria conduzi-los nas vias públicas. O acelerador manual localizado numa alavanca à direita da coluna de direção e imediatamente atrás do volante, que em conjunto com a alavanca à esquerda para ajuste manual do avanço da ignição formava o "bigode" que deu origem ao apelido "Ford Bigode" atribuído ao Modelo T no Brasil, também chega a lembrar o fato de alguns tratores modernos permanecerem equipados com um acelerador manual para o controle mais preciso de uma rotação constante do motor, embora tragam simultaneamente um pedal de acelerador. O câmbio tem controle por 2 pedais, com o pedal da esquerda selecionando as duas marchas à frente ou o neutro como nas motos enquanto o do meio aciona a marcha à ré, e o pedal direito opera o freio de serviço atuando por cintas e incorporado ao próprio câmbio, com o freio de estacionamento por alavanca atuando nos tambores montados junto às rodas traseiras de modo que ter freios somente junto às rodas motrizes é outra característica ainda comum entre os tratores mesmo passados 113 anos depois do lançamento do Ford T...
Com uma rusticidade extrema que acabaria desagradando aos "cowboys de apartamento" que compram uma pick-up ou um SUV tentando parecer "da lida campeira", mas não aprenderam nem a plantar feijão no algodão quando eram criança, o Ford Modelo T acaba exigindo um aprendizado específico para ser conduzido por quem é mais acostumado a um automóvel ou alguns utilitários modernos, podendo ser mais fácil assimilar algumas dessas diferenças se tiver experiência com tratores agrícolas. Embora seja impossível ignorar como tornou-se um ícone cultural tanto para a indústria automobilística quanto para o American Way of Life de um modo geral antes da ascensão dos motores V8 tão logo a prosperidade do pós-guerra proporcionou a consolidação da preferência por modelos menos austeros, a modéstia do Ford Modelo T parecia excessiva aos olhos de quem preze por uma "ostentação". Enfim, da concepção por si só mais direcionada ao público rural que muito SUV-modinha de hoje, bem como ter sido base para transformações em trator tanto artesanais tipo "doodlebug" quanto por kits, fica difícil negar que o Ford Modelo T chega a ser mais parecido com um trator que com um carro normal de hoje.

2 comentários:

Xracer disse...

Seu Blog é um lugar único na Internet, que eu sigo e sempre leio e as vezes comento, Kamikaze ! Suas ideias, conhecimento e divagações são únicas, gosto demais dessa diversidade ! Nesse assunto creio que as únicas coisas em comum entre um Ford Modelo T e um trator seriam os freios nas rodas traseiras e o acelerador manual. Todo o resto é muito diferente, a começar do chassis do T, totalmente flexível, de se espantar o tanto que se retorce sem quebrar, o que o fez um carro ideal para todo terreno (e as estradas sem asfalto antigas) e um trator que tem o chassi rígido, sem suspensão alguma atras, com pneus grandes e cheios de água ! O trator só leva uma pessoa, o T levava ate 6 espremidas na carroceria. O motorista do trator exposto as intempéries. Os freios do trator podendo ser aplicados separados por roda, ao contrario do T que freava as duas rodas conjuntamente. Enfim, uma comparação é valida, mas esbarra ao meu ver mais em diferenças do que em semelhanças.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

A verdade é que o Ford Modelo T é único, e fugindo de classificações muito ortodoxas e das categorizações feitas atualmente. E se por um lado tanto a flexibilidade do chassi quanto o simples fato de ter suspensões proporcionam uma diferenciação com relação aos tratores, o bloco do motor ser um componente estrutural (stress member) tal qual é o caso na maioria dos tratores já traz outra semelhança a ser observada.

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