A aparência mais limpa e conservadora, sem tantos penduricalhos que adicionariam peso e um risco de ficarem danificados em caso de queda ou colisão com obstáculos, é algo que pode agradar a um público mais restrito em comparação a modelos com um perfil mais declaradamente moderno que conferem um maior destaque a carenagens e outros componentes estéticos ou aerodinâmicos. A posição de pilotagem mais facilmente ajustável a diferentes estaturas, sem forçar demasiadamente a coluna de alguém mais alto que precisasse ficar demasiadamente encurvado em motos esportivas cujo tipo físico ideal para os pilotos é mais próximo de um jockey de turfe que de um cowboy, e a depender de cada caso alterações na altura do banco ou do guidon e nas pedaleiras possam ser úteis de acordo com a altura, é um aspecto que também agrada a um público diversificado entre os apreciadores de um estilo mais tradicional. No fim das contas, uma versatilidade que as torna mais aptas aos usos generalistas e a aparência atemporal exercem um forte fascínio entre apreciadores das motos tipo scrambler.
quinta-feira, 21 de setembro de 2023
O que as motos tipo scrambler tem de tão fascinante?
Antes que motos bigtrail fossem alçadas à condição de preferidas para quem trafegava longos percursos em condições de terreno mais severas, e as trail ainda estivessem menos especializadas, a opção era por uma scrambler que já incorporava características como o paralama dianteiro mais alto em relação à roda e o escapamento com as saídas também em posição elevada. A aparência mais clássica ainda é uma das características marcantes da categoria, apesar do uso mais severo por trechos bravios ter dado espaço ao perfil mais próximo de uma moto custom tradicional, por mais equivocado que seria atrubuir uma perda de toda aptidão ao tráfego off-road ao menos moderado que caracterizou as scramblers. Naturalmente uma moto grande como a Triumph Scrambler 1200 da atual geração seria menos convidativa às trilhas mais extremas, embora ao menos pareça inegavelmente mais conveniente para enfrentar as condições precárias de conservação da malha viária de algumas grandes cidades brasileiras e ir a uma praia ou ao campo em viagens a lazer com menos preocupações em comparação a motos de outras categorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.
Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.
Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.