Produzido na Alemanha somente entre 1936 e 1940 quando a II Guerra Mundial forçou a interrupção da produção de automóveis civis, o Opel Kadett I já é raro até na Europa, e encontrar um exemplar ao que tudo indica ainda em condições de uso normal no Brasil chama ainda mais a atenção. Exemplar visto na Expoclassic 2023 em Novo Hamburgo, do ano de 1937, chama a atenção por ser um Opel, que já evoca lembranças de quando a General Motors do Brasil alinhava a operação local da Chevrolet até mais com a Opel que com a Chevrolet americana. Ser ao que tudo indica o único Opel Kadett I original ainda em efetiva operação no Brasil é outro ponto curioso a se destacar.
Embora tivesse uma suspensão dianteira independente, freios hidráulicos e a estrutura monobloco, que eram grandes modernidades à época especialmente para um compacto de proposta mais austera, o Opel Kadett I tinha motor de 1.1L e 4 cilindros ainda com válvulas laterais, câmbio manual de 3 marchas e tração traseira por eixo rígido. Certamente poderia ter sido um sucesso ainda maior no pós-guerra, caso o ferramental de produção nunca tivesse sido requisitado pela União Soviética a título de reparação de guerra, solicitação atendida apesar da fábrica da Opel em Rüsselsheim ter ficado na zona de ocupação americana logo após a II Guerra Mundial, e assim dado origem ao Moskvitch 400-420 produzido entre 1947 e 1954. O simples fato de ter permanecido original por mais de 80 anos, em que pese a escassez de peças de reposição mais específicas para carros europeus antigos no Brasil a partir da década de '70 quando já seria eventualmente visto como um "carro velho" ao invés de ter o merecido reconhecimento como um clássico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.
Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.
Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.