quinta-feira, 30 de abril de 2020

Momento nostalgia: Ford Escort Hobby 1.0

Um daqueles exemplos do início da consolidação do segmento de carros "populares" o Escort Hobby 1.0 foi uma exigência da Associação Brasileira de Distribuidores Ford (Abradif) que de certa forma é um daqueles exemplos de quando a Ford falhou em atender às demandas do mercado brasileiro e teve a sorte de contar com uma rede de concessionários até mais proativa do que a própria fábrica. Com a chegada de uma nova geração do Escort em '93, a anterior permaneceu como modelo de entrada com a nomenclatura Hobby, e inicialmente o motor CHT 1.6 continuou em uso nessa versão. No entanto, a consolidação do programa de carros populares durante o governo Itamar Franco motivou a Abradif a pleitear uma opção de veículo com motor 1.0 para comercializar, e precisou recorrer à consultoria da antiga Varig Engenharia e Manutenção (VEM) para o desenvolvimento dessa versão do motor que foi apresentada à AutoLatina como uma demanda dos revendedores para o fabricante.
De '94 até ser descontinuado em '96 com a chegada do Fiesta para representar a Ford no segmento de "populares", o Escort Hobby usou o motor CHT 1.0 e portanto beneficiou-se da alíquota de IPI menor para essa faixa de cilindrada. Um modelo antes relativamente comum de se ver nas ruas, atualmente é difícil se deparar com um exemplar em bom estado de conservação como esse '95. Em que pesem uns danos nos parachoques, característica bastante normal em se tratando de veículos Ford dessa época que tinham esse componente muito suscetível à degradação, apresentava um aspecto geral bastante íntegro, ainda mais surpreendente por se tratar de um veículo originalmente comercializado no Rio de Janeiro onde a maresia é implacável...

3 comentários:

Xracer disse...

Kamikaze, esse modelo do Escort, que eu particularmente não sinto saudade alguma, vinha com os parachoques pretos, emborrachados, sem pintura. Esse ai está com eles pintados, como muitos proprietários fizeram para tentar melhorar o visual dele.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

O meu falecido avô paterno teve um Escort Hobby azul, e pelo que eu me lembre os parachoques eram cinza.

Xracer disse...

Correto, bem lembrado, eram cinza mesmo ! Um meio termo entre o pretinho basico e o pintado e criava um visual unico. Eu mesmo tive um Corsa Wind 5p 1997 que veio com os parachoques pretos cuja caracteristica positiva eram arranharem em pequenos choques e os danos nao se destacavam.

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.