terça-feira, 1 de junho de 2021

Raridade: moto MZ nacional

Um modelo cuja história é bastante obscura, a MZ 250 RS foi produzida entre '84 e '87 no município de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, pela FBM (Fábrica Brasileira de Motocicletas). Baseada no projeto da MZ ETZ 250 da Alemanha Oriental, com a qual compartilhava o motor 2-tempos de 243cc com refrigeração a ar, tendo o motor importado enquanto a maior parte dos componentes era de fabricação brasileira. Tanque de combustível, rabeta, tampas laterais e a pequena carenagem de farol eram feitas em fibra de vidro, mas o tanque deteriorava muito rapidamente em função do uso de resina ortoftálica para saturar a fibra ao invés da resina vinílica que é mais adequada a um contato direto com hidrocarbonetos. O motor tinha potência e torque bastante modestos para um 2-tempos na mesma faixa de cilindrada, com 21cv a 5500 RPM e 2,8kgfm a 5200 RPM, e tem a peculiaridade de trazer o pedal de partida no lado esquerdo ao invés do lado direito como é habitual nas motos nacionais. A posição do pedal de partida acabava facilitando o uso com side-car, que permanecia habitual na época da Cortina de Ferro.

2 comentários:

Douglas Antunes disse...

Nunca vi uma MZ pessoalmente, apesar de sempre prestar atenção em marcas e modelos, até de motos. Imagino que os problemas de alimentação (o tanque potencialmente problemático) e o desempenho não muito primoroso colaboraram para o insucesso desta interessante 250

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

O mais louco é que essa MZ eu vi na Palhoça. Moto do leste europeu no Rio Grande do Sul eu cheguei a ver uma Jawa transformada em chopper num bar de praia e uma Csepel em Porto Alegre, além de uma scooter que eu não lembro agora se era alemã ou tchecoslovaca.

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.