sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Lambretta Série Brasil com side-car do lado esquerdo

Ao contrário de outros países onde a Vespa fez mais sucesso quando scooters ainda eram consideradas novidade, no Brasil a Lambretta acaba sendo até mais lembrada como "marca genérica", e originou até a figura do "lambreteiro" que antecedeu a categoria dos motoboys. E apesar do brasileiro ter passado a tratar as motos e assemelhados com algum descaso tão logo a indústria automobilística foi efetivamente implementada, o caráter utilitário de algumas podia ser reforçado pelo uso do side-car, que já chegou a ter o uso permitido até para scooters como a Lambretta em outros momentos históricos, em que pese ser atualmente proibida a instalação de side-cars em motos cilindrada abaixo de 125cc ou numa scooter de qualquer cilindrada. Naturalmente, conjuntos de motos ou scooters com side-car anteriores à norma em vigor podem permanecer circulando normalmente, embora seja mais fácil (ou, a bem da verdade, menos difícil) avistar uma Lambretta Série Brasil acoplada a um side-car como essa de 1964 em exposições de veículos antigos como a Expoclassic 2023 acontecida em Novo Hamburgo.

Nesse caso específico o que mais me chamou a atenção foi o side-car ser instalado à esquerda, e assim o condutor ficar à direita como se estivesse conduzindo um carro RHD (right-hand drive) com o cockpit à direita, tal qual se usa em países de mão inglesa como a Indonésia que diga-se de passagem tem uma cultura bastante peculiar no tocante a scooters. Levando em consideração tanto a regulamentação para o uso de side-cars quanto eventuais empecilhos ao licenciamento e circulação de veículos RHD no Brasil, embora essa Lambretta esteja devidamente emplacada, e ao que tudo indica foi adaptada com o side-car antes de ser proibido o uso em scooters, fica mais curioso e surpreendente até pela posição da instalação do side-car na lateral esquerda, que eventualmente ficaria mais fácil de explicar se fosse uma Lambretta mais antiga e ainda importada da Itália, onde diga-se de passagem são permitidos side-cars em scooters, e justamente o ano de 1964 foi quando algumas antigas colônias italianas na África fizeram a mudança do sentido de circulação da mão inglesa para a mão francesa que na Itália começou a ser implementado em 1912. Como o sentido de circulação foi padronizado no Brasil inteiro para a mão francesa em 1928, é ainda mais curioso que uma Lambretta de fabricação nacional tenha um side-car na mão inglesa...

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