Dentre tantos derivados do Fusca, tanto feitos pela própria Volkswagen quanto de forma independente a partir do conjunto motriz do Fusca, um dos modelos mais destacados foi a Variant. Com amplo espaço para a acomodação de bagagens, favorecido pelo uso de uma ventoinha axial para o motor ao invés da "capelinha" e portanto permitindo um rebaixamento do assoalho do bagageiro, é incomum se deparar com exemplares encurtados como esse das fotos. A bem da verdade, a uma certa distância, a grade que foi instalada na frente dá um aspecto até parecido com o de alguns carros ingleses das décadas de '60 e '70, embora a posição da portinhola do tanque à frente e as ranhuras para captação de ar nos paralamas traseiros deixem evidente tratar-se de um modelo de motor traseiro como os Volkswagens mais antigos.
Além de ter sido encurtado entre os eixos, tal qual se fazia muito ao modificar chassis Volkswagen para uso em buggys e alguns outros veículos especiais derivados do Fusca, chama a atenção ser encurtado o balanço traseiro também, a exemplo do que teria sido feito em "mulas" de teste quando a Volkswagen do Brasil ainda estava desenvolvendo a Brasília, embora nenhum modelo original da Volkswagen tenha saído de fábrica com o entre-eixos encurtado no túnel central. O exemplar das fotos está documentado como protótipo, com o ano 1971 a princípio correspondendo tanto ao chassi quanto à carroceria original da Variant, o que deixa ainda mais curioso por ainda ser reconhecível como uma Volkswagen Variant. É improvável que tenha servido como "mula" da Brasília, além do mais com a grade lembrando um carro inglês mais parecendo um projeto de customização independente.
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