Mês passado fui ao Uruguai com a intenção de comer uma parrillada, aproveitar os preços das free-shops para garantir os presentes de Dia das Mães (alguns saíram por menos da metade do preço praticado no Brasil) e, obviamente, ver alguns carros antigos que ainda circulam em terras cisplatinas. Um dos oldtimers que mais me chamou a atenção foi esse Citroën Méhari, a grosso modo definido como um "buggy francês" por ser um derivado do Citroën 2CV, mas que pode ser considerado com toda justiça um dos precursores dos atuais "crossovers" ao unir a versatilidade de um utilitário mais pesado à leveza e eficiência de uma plataforma mais compacta. No entanto, longe da opulência de "crossovers" modernos e mais orientados ao uso essencialmente urbano ou rodoviário e que passaram a ser veículos de luxo, o Méhari é de uma simplicidade franciscana e muito mais direcionado à funcionalidade e ainda preserva um notável desempenho em terrenos severos. Produzido entre '68 e '88 na França e durante os últimos anos de fabricação em Portugal, também foi feito no Uruguai entre '71 e '79, com a carroceria feita em plástico reforçado com fibra de vidro ao invés do plástico ABS injetado do similar europeu. Usa um motor boxer de 2 cilindros refrigerado a ar de apenas 602cc desenvolvendo 33cv a 5750 RPM e 4,5kgf.m a 3500 RPM pode não impressionar, mas o peso de 570kg acabava por permitir um desempenho menos sofrível do que se poderia supor, com a velocidade máxima de 115km/h ainda compatível às atuais legislações de trânsito brasileiras, argentinas e uruguaias.
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