Em meio à breve onda de popularidade das scooters na década de '90, o mercado brasileiro teve muitas opções desse tipo de veículo, mas a maioria concentrada na faixa de 50cc como uma alternativa barata para uso urbano e também com a expectativa de uma liberação na condução de ciclomotores sem a necessidade de habilitação a partir dos 14 anos de idade. Um dos modelos que mais me chamava a atenção na época que eu comecei a me interessar por motos, ciclomotores e similares foi a Yamaha BWs produzida na França numa unidade da MBK (antiga Motobécane), disponibilizada no mercado brasileiro entre '95 e 2001 e seguindo a especificação do modelo canadense. O farol dianteiro duplo montado no escudo frontal e os pneus "balão" diferenciavam a aparência do modelo em comparação ao padrão da época quando o mais comum eram farol simples no guidon e pneus mais estreitos. O motor era o mesmo Minarelli vertical usado nas duas primeiras gerações da Yamaha Jog (que não foram oferecidas regularmente no Brasil), 2-tempos monocilíndrico com válvula de admissão laminar (com "palheta") refrigeração a ar forçada por ventoinha, com potência de 4,5cv a 7000RPM e torque de 0,6kgf.m a 5500RPM, com velocidade máxima ao redor de 60km/h. A grande popularidade do motor Minarelli entre as scooters das décadas de '80 e '90 fez com que uma grande variedade de kits de preparação fosse disponibilizada para quem desejasse um desempenho mais vigoroso. O óleo lubrificante do motor não precisava ser misturado diretamente à gasolina, pois o modelo era originalmente equipado com o sistema Autolube, tendo um reservatório específico para o óleo.
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