Ontem à tarde vi esse Mazda Revue, também conhecido como Mazda 121 ou Autozam Revue dependendo do mercado ou da época. O exemplar das fotos foi emplacado na Argentina e chama a atenção tanto pelo desenho simples e quase infantil porém expressivo quanto pela conservação (em se tratando de um veículo que já deve beirar os 20 anos de fabricação) e originalidade, maculada apenas pelas calotas do Ford Ka de primeira geração.
O modelo foi lançado em '90 pela extinta Autozam, uma submarca da Mazda restrita ao mercado japonês, passando a ser comercializado somente com a marca Mazda de '94 até o fim da produção em '98. Foram oferecidos motores de 1.1L (exclusivo para alguns mercados europeus devido à tributação diferenciada), 1.3L e 1.5L de 4 cilindros a gasolina, sendo que todos tinham comando de válvulas simples no cabeçote mas o 1.1L se diferenciava por ter apenas 8 válvulas enquanto os demais tinham 16, além de ter sido o único a usar carburador ao invés de injeção eletrônica monoponto. Ficou conhecido na Austrália como "bubble-car", "jellybean" ou "the hat" em referência ao formato predominantemente arredondado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.
Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.
Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.