A partir de '96, a produção da Mitsubishi L200 para os principais mercados mundiais passou a ser concentrada numa fábrica localizada em Laem Chabang, Tailândia, ao mesmo tempo que o desenho quadradão do modelo que passou a ter fabricação brasileira em '99 dava lugar a linhas mais suaves. Essa mesma versão, produzida até 2006 quando deu lugar à atual geração, originou a L200 Sport brasileira de 2003 a 2011, mas trazia faróis quadrados e lanternas traseiras mais encorpadas, ao contrário dos faróis e lanternas menores e arredondados embutidos em molduras plásticas adotados pelas versões brasileiras, que também não dispunham da opção de ganchos externos para a amarração de cargas ou fixação de toldos de lona como o que equipava o exemplar das fotos. Também cabe salientar que os motores Diesel oferecidos no modelo foram o 4D56 de 2.5L e 78cv com aspiração natural, 90cv com turbo ou 104cv com turbo e intercooler e 4M40 de 2.8L e 80cv com aspiração natural, 125cv com turbo ou 140cv com turbo e intercooler, ambos de 4 cilindros em linha com comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC) e injeção indireta. Nas versões brasileiras só foi usado o 4D56 com turbo e intercooler, em ratings de 121 e 141cv, sendo que este último era mais suscetível a superaquecimentos e queima de juntas de cabeçote. Embora as versões tailandesas nunca tenham sido oferecidas regularmente no Brasil, eu já vi algumas na Zona Franca de Manaus e outras tantas de propriedade de turistas estrangeiros, principalmente argentinos, uruguaios, paraguaios, chilenos e bolivianos. Vi o exemplar das fotos ontem em Porto Alegre.
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