Infelizmente faltou tempo para obter informações mais detalhadas sobre esse Citroën Traction, que me parece ser do modelo 11B que originalmente era equipado com motor de 1.9L e 4 cilindros ou então do modelo 15/6 que tinha motor de 2.9L e 6 cilindros, embora algumas discretas alterações estéticas sejam suficientes para deduzir que o conjunto motriz já tenha dado lugar a um de fabricação brasileira mesmo, que pode ter sido adaptado tanto para facilitar a reposição de peças quanto deliberadamente para ter um desempenho mais vigoroso de acordo com a proposta dos hot-rods. Só foi possível confirmar que o ano de fabricação condiz com a sequência numérica da placa dessa septuagenária obra-prima da engenharia francesa, que por um detalhe estético me faz supor que possa ser na verdade fabricado na Inglaterra. O espaço preenchido em parte do teto por um vidro parece condizer com a posição onde originalmente um teto solar de lona oferecido exclusivamente em versões de fabricação inglesa era instalado, e a posição diferente dos retrovisores com o esquerdo mais próximo à janela do motorista e o direito no paralama é outra peculiaridade, lembrando que apesar da antiga fábrica da Citroën na Inglaterra ter direcionado a maior parte da produção ao mercado local e outros países de mão inglesa como a Austrália e a África do Sul onde o cockpit à direita (RHD) para mão inglesa era padrão, também foram produzidos exemplares de mão continental e cockpit à esquerda (LHD) para exportação, e o intercâmbio comercial entre Brasil e Inglaterra no pós-guerra possivelmente justificasse que os navios trazendo carros ingleses em regime CKD para montagem local retornassem levando principalmente café e carne enlatada (corned-beef) que ainda era muito consumida tanto como parte de rações militares quanto pela população civil inglesa nos "anos de austeridade". Como a maioria dos exemplares de Citroën Traction já vistos por mim tanto em Porto Alegre quanto em Florianópolis já estavam modificados e com conjuntos motrizes diferentes dos originais, pode ser que o teto solar tenha sido instalado posteriormente em um exemplar francês, mas os retrovisores instalados em partes da carroceria que permanecem fixas ao invés de serem montados nas portas dianteiras como era mais comum e a posição dos limpadores de parabrisa condizente com o que foi feito em alguns exemplares ingleses são aspectos bastante curiosos...
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