Modelo que antecedeu a linha Jeep destinada ao público civil, o Willys MB é sem sombra de dúvidas um ícone histórico. De vez em quando, ainda aparecem exemplares autênticos, restaurados de acordo com as especificações da época ou simplesmente bem preservados.
No caso desse exemplar do ano de 1942, pareceu conservar tanto da originalidade que parece difícil crer que em algum momento tenha passado por uma restauração propriamente dita. Embora algumas peças possam já ter sido substituídas por similares eventualmente até de fabricação nacional, e com os mais variados graus de fidelidade à especificação original, é inegável que tem chamado a atenção como retrato de um momento histórico extremamente importante ao longo dos 81 anos que o exemplar em questão está em vias de completar.
Chama a atenção que estava usando pneus com uma banda de rodagem diferente da observada no estepe, mais fiel ao padrão militar que visava dificultar que tropas inimigas pudessem identificar pelas pegadas o sentido para o qual o veículo teria trafegado. Outra peculiaridade um tanto curiosa é que, além do gancho tipo G para reboque padrão militar, também estava com um engate do tipo bola como se costuma usar atualmente em reboques comuns de uso civil.
Apesar de ter a estrutura da capota de lona, estava sem qualquer capota quando avistado por mim, além do parabrisa rebatido como é muito apreciado no uso recreativo, e cuja serventia no uso militar era uma maior facilidade para embarcar em aeronaves da época como o Douglas C-47 Dakota. Vale destacar o tamano até mais contido no tocante ao comprimento e à largura comparado a carros ditos compactos de hoje...
No painel, a mais absoluta austeridade, em que pese ainda trazer amperímetro, termômetro do líquido de arrefecimento e manômetro de óleo, além de velocímetro e marcador do nível de combustível. Uma peculiaridade, além do velocímetro em milhas que já seria de se esperar por ser um carro originário dos Estados Unidos, é o termômetro usar a escala Fahrenheit, enquanto no Brasil o mais comum é a escala Celsius.
Chama a atenção que nas plaquetas de instruções, apesar do velocímetro em milhas, as velocidades máximas recomendadas em cada marcha estarem expressas em km/h. E a plaqueta de identificação, que está em espanhol e traz algumas especificações técnicas e recomendações quanto ao óleo lubrificante e a octanagem mínima da gasolina a ser usada, menciona ter sido entregue no dia 16 de dezembro de 1942 à "intendência militar", sem informação de qual país o teria recebido.
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