quarta-feira, 17 de maio de 2023

Cabine-leito antiga Marcopolo em caminhão Volkswagen

Uma opção que alguns esqueceram, e outros podem achar que era uma gambiarra, a primeira cabine-leito oferecida pela Volkswagen para a linha de caminhões tinha um prolongamento feito em fibra de vidro pela MVC Componentes Plásticos que foi uma subsidiária da Marcopolo acrescentando 65cm ao comprimento da cabine e acomodava duas camas beliche, e o teto mais alto fazia as vezes de defletor aerodinâmico. Lançada em '89 como opção para os modelos 14-210, 16-210 e 16-210H introduzidos no ano anterior no mercado brasileiro, inicialmente destinados à exportação aos Estados Unidos onde eram vendidos como Peterbilt e Kenworth só com a cabine convencional, a cabine Marcopolo foi oferecida até '96 na linha Volkswagen quando a fábrica em Rezende foi inaugurada e os caminhões Volkswagen deixaram de ser produzidos na fábrica da Ford em São Paulo onde o Cargo ainda dispunha de tal opção ao menos até o ano 2000. Na linha Volkswagen, o o modelo 35-300 produzido de '91 até '99 e também o primeiro cavalo-mecânico da marca no Brasil é o mais lembrado quando se fala da cabine Marcopolo. Dos exemplares remanescentes, o mais comum hoje é encontrar algum que tenha sido alongado, sem a quinta-roda, adaptado com 3º eixo (trucado) e alguma carroceria geralmente basculante, ao invés de manter a configuração original.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu tenho um 16220 com essa cabine e original ainda,viajo pelo país todo com ele,cama maravilhosa, só faltou uma suspensão pra ela ser mais completa

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