quarta-feira, 17 de maio de 2023
Cabine-leito antiga Marcopolo em caminhão Volkswagen
Uma opção que alguns esqueceram, e outros podem achar que era uma gambiarra, a primeira cabine-leito oferecida pela Volkswagen para a linha de caminhões tinha um prolongamento feito em fibra de vidro pela MVC Componentes Plásticos que foi uma subsidiária da Marcopolo acrescentando 65cm ao comprimento da cabine e acomodava duas camas beliche, e o teto mais alto fazia as vezes de defletor aerodinâmico. Lançada em '89 como opção para os modelos 14-210, 16-210 e 16-210H introduzidos no ano anterior no mercado brasileiro, inicialmente destinados à exportação aos Estados Unidos onde eram vendidos como Peterbilt e Kenworth só com a cabine convencional, a cabine Marcopolo foi oferecida até '96 na linha Volkswagen quando a fábrica em Rezende foi inaugurada e os caminhões Volkswagen deixaram de ser produzidos na fábrica da Ford em São Paulo onde o Cargo ainda dispunha de tal opção ao menos até o ano 2000. Na linha Volkswagen, o o modelo 35-300 produzido de '91 até '99 e também o primeiro cavalo-mecânico da marca no Brasil é o mais lembrado quando se fala da cabine Marcopolo. Dos exemplares remanescentes, o mais comum hoje é encontrar algum que tenha sido alongado, sem a quinta-roda, adaptado com 3º eixo (trucado) e alguma carroceria geralmente basculante, ao invés de manter a configuração original.
Um comentário:
Eu tenho um 16220 com essa cabine e original ainda,viajo pelo país todo com ele,cama maravilhosa, só faltou uma suspensão pra ela ser mais completa
Postar um comentário
Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.
Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.
Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.