Durante a década de '80, além da restrição às importações que já vigorava desde '76 e acabou favorecendo a produção de veículos especiais com carroceria de fibra-de-vidro, houve ainda uma política tributária mais favorável às caminhonetes, mesmo as que não se enquadravam nas definições dos "utilitários" legalmente aptos ao uso de motor a diesel (capacidade de carga igual ou superior a 1000kg, ou acomodações para 9 passageiros além do motorista, ou tração 4X4 com reduzida). Assim, pick-ups com cabine dupla artesanal não eram tão incomuns, desde gambiarras caseiras até transformações feitas por empresas especializadas.
Um dos exemplos mais memoráveis entre as compactas era a Look, com carroceria moldada em plástico reforçado com fibra-de-vidro, e cabine dupla, tendo um público-alvo mais voltado ao uso familiar.
O estilo era fortemente influenciado pela Saveiro de 1ª geração mas, ao invés de estrutura monobloco em aço com motor e tração dianteiros, adotava a configuração mecânica tradicional dos Volkswagen mais antigos, com motor boxer refrigerado a ar montado na traseira.
Para montar uma Look, o chassi mais recomendado era o da Variant, devido à ventoinha de refrigeração axial, com uma posição mais baixa que geraria menos intrusões no deck da caçamba.
O acesso ao motor, assim como na Variant, se dava por um alçapão no fundo do assoalho do compartimento traseiro de cargas. Embora a caçamba aberta oferecesse uma maior versatilidade na acomodação de alguns materiais, podia tornar-se um inconveniente por facilitar furtos e vandalismos ou a ação de intempéries, mas havia ainda um pequeno bagageiro frontal para acondicionar volumes menores e mais vulneráveis.
Ainda é possível encontrar algumas remanescentes em circulação, mas estão cada vez mais raras. Em se tratando de veículos fora-de-série baseados na linha Volkswagen, os esportivos como o Puma e mini-SUVs como os Gurgel série Xavante são mais valorizados por colecionadores, mas não se pode negar que a Look foi uma das precursoras do sucesso das caminhonetes compactas de cabine dupla no mercado brasileiro...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.
Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.
Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.