sábado, 24 de janeiro de 2009

Rust is not a crime - Piaggio Ape


Lançado originalmente em 1948 como uma forma acessível de proporcionar transporte não-especializado e acessível a uma Itália destruída pela II Guerra Mundial, valendo-se de um motor de refrigeração forçada a ar monocilíndrico 2T a gasolina com 125cc e 7hp (que depois passariam a 150cc e 8hp) para transportar até 400kg com velocidades entre 55 e 60km/h, o Piaggio Ape rapidamente tornou-se um ícone, como a própria Vespa da qual foi derivado. Ao longo dos anos, o desempenho melhorou, a oferta de motores e a capacidade de carga aumentaram e a linha recebeu modernizações como cabine fechada (com cockpit semelhante ao de um carro em algumas versões mais modernas) e opção de motores a diesel e gás natural. O design clássico sofreu drásticas alterações desde os modelos com motor traseiro introduzidos na década de 70, semelhantes à versão atualmente produzida na Índia, até a geração TM, lançada em 1982, quando Giorgetto Giugiaro promoveu uma grande ruptura com as linhas arredondadas introduzindo linhas quadradonas como a do Fiat Uno. Apesar de todas as significativas mudanças, o modelo pioneiro ainda encontra seu espaço e é produzido sob licença na Índia pela Bajaj Auto. Exemplares originais ainda demonstram a bravura de um veículo projetado para (re)construir nações, alguns impecavelmente conservados ou restaurados, enquanto outros (fotos) apresentam-se no melhor estilo survival ostentando suas ferrugens e demais sinais do tempo, e os proprietários podem contar com uma infinidade de acessórios disponíveis para aumentar a performance para transformá-los em "rat-trikes" sem maiores dificuldades.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

SsangYong Motor Company declarou insolvência (falência) hoje.




21-01-2009


Hoje, um ícone da indústria automotiva sul-coreana teve uma nódoa registrada em sua história. Pouco conhecida no Brasil, a Ssangyong é conhecida pela cooperação feita com a Mercedes-Benz a partir de 1988, que leva alguns incautos a crerem que os modelos são dotados de motorização da marca germânica. Fundada em 1954 sob o nome Hadonghwan, começou produzindo o Jeep principalmente para atender à demanda do Exército americano. A partir de 1976 passou a produzir uma variedade de veículos especiais, e no ano seguinte mudou o nome para Dong-A Motor, e em 1988 foi adquirida pelo conglomerado Ssangyong, passando a ser assim denominada. Em 1997 foi comprada pela Daewoo mantendo o nome Ssangyong Motor, mas em 2000 foi vendida novamente, e em 2004 a Shanghai Automobile Industry Corporation comprou 51% da empresa, a mesma que comprou as falidas MG e Rover e transferiu-as para a China. Resta, portanto, a esperança que modelos como a Actyon, Actyon Sports (foto), Rexton II e Kyron possam ter a produção retomada e continuem despertando paixões, ódios ou simples curiosidade pelo exótico design, mas nunca indiferença.


Aos funcionários da concessionária Daisul, de Porto Alegre, espero que Deus os dê forças para encarar esse novo desafio em suas vidas profissionais.

domingo, 18 de janeiro de 2009

japão, pós-guerra e triciclos
















Durante algum tempo após o fim da II Guerra Mundial, o Japão encontrava-se ocupado por forças militares americanas e a fabricação de carros estava proibida. Para auxiliar na recuperação do país, triciclos com capacidade de carga entre 400 e 2000kg acabaram sendo, até os primeiros anos da década de 50, a solução encontrada para atender às necessidades de transporte no arquipélago. Fabricantes hoje consagrados no setor automotivo como Mazda e Daihatsu, mesmo antes do conflito bélico, já produziam esse tipo de veículo, e a frota de carros não era tão grande mesmo com a existência de uma fábrica da Chevrolet em Ozaka, cujas operações não foram retomadas após a pacificação. Provavelmente os executivos da multinacional não consideraram viável aproveitar o motor Stovebolt Six, o câmbio manual não-sincronizado de 3 marchas e o eixo traseiro dos automóveis para mover um utilitário com 3 rodas. Hoje, tal decisão pode ser vista como um grande equívoco, mas ficaria com um conjunto resistente para concorrer com modelos como o Mitsubishi Mizushima [1ª foto acima, produzido entre 1946 e 1962 (incluindo atualizações de estilo comercializadas sob o nome Leo a partir de 1959), quando foi substituído pelo keitora Minicab - atualmente um exemplar bem conservado pode custar mais que um Lancer Evolution X 0km], Mazda DB (2ª foto um modelo de 1953) e T1500/2000 (3ª foto, 2000 lançado em 1957 e 1500 lançado em 1959 - atualmente, além de ser o modelo que tem o maior número de remanescentes, é possível encontrar alguns que tiveram os motores a gasolina de 1.5 e 2.0L substituídos por unidades turbodiesel modernas até 3.9L, uma forma interessante de street-rod), Mazda PB [na 4ª foto um de 1950 usado como táxi em Hiroshima, com a cor verde simbolizando ecologia (os avançados engenheiros japoneses ja pensavam nisso naquela época...)] e Hopestar SY 360 (5ª foto). Este último, de 1958, já era, assim como o Mazda T1500/2000, de uma época em que a produção de carros estava liberada, mas ainda encontrava espaço no mercado por sua simplicidade e eficiência.

sábado, 3 de janeiro de 2009

La Dolce Vita




Piaggio Ape Calessino, versão turística baseada no modelo Classic, com motor Lombardini Diesel 4T de 422cc e carroceria inspirada nos modelos originalmente usados como taxi em resorts do litoral italiano. Embora as 999 unidades produzidas em 2007 tenham sido destinadas majoritariamente ao mercado europeu, foi produzido na Índia. No país asiático ainda é comum encontrar o modelo configurado para transporte de passageiros, mas com acabamento mais simples.




quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

veículos da UPS

A modernização da frota da tradicional empresa de transportes fracionados United Parcel Services (UPS) está pondo fim às pesadonas step-vans com chassi de caminhão, direção, embreagem e freios sem assistência e câmbio manual não-sincronizado. Em países que permitem o uso do diesel em veículos com capacidade de carga inferior a 1000kg que não sejam 4x4 com reduzida (todos exceto Brasil) são usados até modelos como o Piaggio Ape de fabricação indiana, excelente opção para locais turísticos como a Costa Rica, integrando-se de forma harmoniosa à paisagem.






























Entretanto, em alguns locais os veículos de carga pequenos a diesel não estão disponíveis, estando o uso de tal combustível limitado a modelos como o Fiat Ducato, com capacidade de carga de até 1530kg. Além do conforto e do tamanho reduzido, as maiores diferenças do modelo para as step-vans estão no motor transversal, tração dianteira e estrutura monobloco. Ao contrário do congênere europeu, o Ducato brasileiro só está disponível com monobloco, em versões para transporte de carga ou passageiros.

ano novo, kombi velha...


nem tão velha assim, essa ja tem o motor 1.4 ea-111 totalflex... mas continua um clássico, com a força de um guerreiro e a nobreza de uma rainha... reinando absoluta nas estradas e até fora delas...