terça-feira, 9 de junho de 2015

Land Rover Série 1 1951

Land Rover Série 1, esse especificamente é de 1951. Usava motor Rover de 4 cilindros em linha com comando de válvulas no bloco, mas as válvulas de admissão ficavam no cabeçote e as de escape no bloco, disposição conhecida como "cabeçote em F" ou ainda IOE (Intake Over Exhaust - admissão acima do escape), com opções entre 1.6L (apenas de 1948 a 1951) e 2.0L (a partir de 1950). Em 1957 foi introduzida uma versão com motor Diesel de 2.0L mas já trazendo todas as válvulas no cabeçote.

O modelo foi desenvolvido para ser produzido por um período de 2 a 3 anos apenas para capitalizar a Rover depois da guerra e conseguir contratos de exportação, mas o sucesso comercial encorajou a continuidade da produção e de subsequentes evoluções que iam do Série 2 de 1958 até o Defender de 1985, mas sem perder a essência daquele projeto com pretensões utilitárias que deu origem a uma lenda.
Na parte frontal da cabine haviam 3 assentos individuais, enquanto atrás haviam 2 assentos laterais para mais 4 passageiros.



6 comentários:

Leonardo Onzi Pastori disse...

Conheço um senhor que tem dois desses Land antigos, um rodando a gasogenio e com um implemento de serrar lenha instalado, acho fantástico esses jipes.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Esses modelos contavam com a tomada de força como opcional, exatamente para acionar implementos e suprir as funções tanto do trator quanto da caminhonete. Quanto ao gasogênio, pode-se dizer que é uma preciosidade tendo em vista que não se regulariza mais esse tipo de adaptação (mas quem fez antes tem assegurado o direito de rodar com gasogênio até o sucateamento do veículo).

Tacc disse...

Parabens... Onde restaurou?

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Não sei. Não é meu.

Tacc disse...

Estou procurando para comprar.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Não conheço nenhum que esteja atualmente à venda.

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