domingo, 24 de abril de 2016

Clássico de peso: DeSoto 1942 ambulância militar

Poucos lembram da DeSoto, mas foi uma das muitas marcas da Chrysler Corporation e, junto à Fargo, chegou até a fazer muito mais sucesso que a Dodge no segmento de veículos utilitários em alguns mercados de exportação. O exemplar da foto acima, um caminhão com tração 6X6 usado na II Guerra Mundial, foi configurado como ambulância, e conta com uma das muitas versões do motor Chrysler Flathead Six (de válvulas laterais) desenvolvida para serviços severos. Apesar de ter o comando de válvulas acionado por corrente ao invés de diretamente por engrenagens, era um motor muito simples e de fácil manutenção, com a disponibilidade do torque em baixas rotações mais próximo do que se esperaria de um motor Diesel, tanto que mesmo após ser substituído pelo Slant-Six de válvulas no cabeçote (mas que mantinha o comando no bloco) em modelos civis, continuou sendo aplicado a viaturas militares até a Guerra do Vietnã. Quando equipado com um distribuidor devidamente protegido contra infiltração de água, nem a transposição de trechos alagados era tão problemática para o Flathead Six, contanto que a tomada de admissão fosse suficientemente elevada para impedir um calço hidráulico.

5 comentários:

  1. Linda foto, Kamikase !
    Meu pai serviu o exército em 1957 em SP e tioru várias fotos (todas em P&B) mostrando as ambulâncias e jeeps, que eram desse modelo e dum menor, 4x4. As fotos estão todas na casa de minha mãe. Pretendo um dia escanear e publicar no meu Blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu escapei por pouco de nascer num quartel, mas não cheguei a prestar o serviço militar.

      Excluir
  2. Mi abuelo ha tenido un camión Fargo con motor flathead pero lo hubo cambiar el motor por un Perkins 6-354.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse post, só conhecia os GMC e REO dessa época, além dos Dodge Power Wagon e Commander, não sabia dos De Soto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REO ainda tem uma quantidade relativamente considerável de exemplares bem preservados, GMC 6X6 até faz tempo que eu não vejo, mas DeSoto esse foi o único que eu vi ao vivo sem considerar as pick-ups série B.

      Excluir

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.