Um dos modelos que mais marcou época durante a década de '50 foi, sem sombra de dúvida, o Ford Thunderbird de 1ª geração, produzido entre os anos de 1955 e 1957.
Se a popularidade conquistada pelos roadsters britânicos junto a ex-soldados veteranos da II Guerra levou a General Motors a tentar um contra-ataque com o Chevrolet Corvette em 1953, diante do porte mais avantajado em comparação aos modelos que o inspiravam, foi somente com a chegada do Thunderbird que o 'Vette ganhou um concorrente real. O uso no Thunderbird dos motores V8 Y-Block de 292pol³ (4.8L) e 312pol³ (5.1L), sendo o primeiro também usado em caminhões Ford e nas primeiras versões do Galaxie brasileiro, foi apontado como uma das principais motivações para que fosse finalmente oferecido um V8 no Corvette a partir de 1955 com o small-block de 265pol³ (4.3L).
Gerações posteriores do T-Bird já não eram mais direcionadas a uma competição com o 'Vette, tornando-se mais orientadas ao luxo, até que o modelo deixou de ser produzido em 1997 já na 10ª geração. Um modelo retrô produzido entre 2002 e 2005, inspirado na 1ª geração, tornou-se um ícone das comemorações do centenário da Ford Motor Company em 2003, mas no fim das contas um verdadeiro clássico é insubstituível.
Um comentário:
maravilloso auto!
Postar um comentário
Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.
Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.
Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.