A molecada que cresceu lendo a revista Quatro Rodas na década de '90 perdeu hoje uma das mais importantes referências de qualidade no jornalismo automotivo e na fotografia. Marco de Bari, o responsável por fazer com que as imagens passassem a ter tanta importância quanto o texto, havia sido atingido pelo desabamento de uma estrutura metálica no estúdio Casa Vaticano, na zona oeste de São Paulo, na última terça-feira (5) e foi encaminhado de helicóptero para o Hospital das Clínicas em estado gravíssimo respirando por aparelhos. Submetido a uma cirurgia de emergência devido a um traumatismo craniano severo, seguia internado até falecer na manhã de hoje.
Aos 53 anos de idade, encerra de forma trágica uma carreira gloriosa iniciada ainda de forma amadora ainda aos 16 anos. Responsável pelas capas de mais de 200 edições da Quatro Rodas, para a qual já havia produzido algumas imagens em '89 e tornou-se membro regular da equipe de produção em '94 precisamente como editor de fotografia. Foi um profissional com técnicas arrojadas na busca pelo melhor ângulo e a incidência de luz que se mostrasse mais favorável ao realce do que estivesse fotografando, o que naturalmente não se limitava aos automóveis, e chegava a se expor a algumas situações arriscadas como quando foi preso na Alemanha durante uma sessão de fotos do Audi TT Roadster de 1ª geração nas imediações de uma base militar americana. Também chegou a fazer alguns trabalhos para a edição brasileira da revista Playboy quando a Editora Abril ainda era a detentora da franquia, com destaque para a capa da edição estrelada pela modelo Cíntia Valentim, a "índia fitness".
Inspiração para toda uma geração de profissionais da imprensa automotiva que vem surgindo não apenas em jornais e revistas pelo Brasil afora mas também com o suporte das mídias eletrônicas, reverenciado ainda por fotojornalistas estrangeiros, e alçado à condição de ídolo por muitos "spotters" amadores que fazem fotografias automotivas apenas por hobby, Marco de Bari é um grande artista que vai fazer falta no jornalismo automotivo brasileiro e na fotografia artística de um modo geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.
Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.
Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.