Produzida entre os anos de 1997 e 2004, a R1200C foi o primeiro modelo da BMW Motorrad para o segmento das customs. Naturalmente, além da transmissão final por eixo cardan tradicional nas séries R e K, o modelo também se diferenciava das principais concorrentes por usar o motor "flat-twin" com o virabrequim em orientação longitudinal e os cilindros avançando pelas laterais. Logo, por mais que o sistema de refrigeração misto a ar e óleo (também conhecido entre entusiastas da marca como "oilhead") possa não oferecer o mesmo nível de precisão do gerenciamento térmico que pode ser obtido mediante o uso da refrigeração a água na geração mais recente das R1200 (exceto a RnineT que manteve o motor "oilhead"), já fica melhor que nas V-twin com o virabrequim em orientação transversal que quando refrigeradas só a ar ou mesmo a ar e óleo tendem a superaquecer o cilindro posterior.
Outra característica que sempre me chamou a atenção nesse modelo é o assento traseiro com uma articulação que permite o uso como apoio para as costas do piloto quando não estiver transportando passageiro e revelando uma grade que pode servir de suporte para pequenos volumes como uma mochila ou um bauleto. Uma solução a meu ver bastante inteligente, e que poderia ser aplicada não só em outras custom mas também em motos de segmentos mais modestos. Enfim, por mais que na linha da BMW Motorrad eu prefira as versões de uso misto on/off-road (GS - Gëlande/Strasse), não consigo negar a admiração pela R1200C.
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