terça-feira, 13 de agosto de 2019

A suavidade do motor Chrysler Flathead-Six

Um motor marcante da época áurea da indústria automobilística americana, ainda que ofuscado pela massificação dos V8 especialmente no pós-guerra, o flathead-six da Chrysler ainda tem seus méritos. A configuração de 6 cilindros em linha já é reconhecida por proporcionar um melhor balanceamento dinâmico comparada a outras, mas posto em marcha é ainda mais impressionante como esse motor é tão suave mesmo na lenta...
No vídeo abaixo, é possível observar o motor ligado e, considerando a como níveis de ruído, vibração e aspereza de um motor contribuam para que um veículo seja ou não confortável, o flathead-six era certamente um valioso aliado em modelos como a Dodge Kingsway.
Apesar de ter sido um motor excelente para a época, oferecido para veículos civis de especificação americana entre 1924 até 1960 (1961 na Argentina) e com uma disponibilidade mais longa avançando pela década de '70 em aplicações militares e estacionárias/industriais diversas, a infundada rejeição à disposição de válvulas laterais certamente tem alguma influência no fato de que dificilmente volte a aparecer um motor tão impressionante, com uma suavidade difícil de ser igualada e ainda mais digna de nota por ter sido alcançada num motor projetado antes que a era da informática proporcionasse uma série de comodidades muito úteis durante a fase de pesquisa e desenvolvimento.

Um comentário:

Leonardo Onzi Pastori disse...

O motor Willys seis cilindros também é um primor de suavidade, lembro na minha infância quando a Rural de um vizinho, transformada para carreto agrícola para transporte na colheita de uva, sussurrava vindo pelos parreirais, enquanto o microtrator da nossa família, um Yanmar monocilíndrico, marretava os ouvidos de quem estava próximo.

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