quarta-feira, 11 de junho de 2025

Clássico improvável: Toyota MR2 de 2a geração

Um daqueles carros cuja presença no Brasil se deu somente pela importação independente, o Toyota MR2 foi produzido no Japão por 3 gerações entre '84 e 2007, com a 2ª geração tendo o ciclo de produção mais longo de '89 a '99, e portanto era a que estava em linha no momento da reabertura das importações de veículos no Brasil durante o governo de Fernando Collor de Melo. Comum a todas as gerações, foi a configuração de motor central-traseiro transversal e tração traseira, que viabilizava usar componentes de modelos mais conservadores e de proposta generalista da própria Toyota, e no caso da 2ª geração contar com motores da série S em configurações de 2.0L na maioria dos mercados como o Japão e a Europa ou 2.2L para os Estados Unidos com aspiração natural e 2.0L com turbo sem distinção de regiões. Me foi dito quando eu vi em Porto Alegre o exemplar das fotos, fabricado no ano de 1991 ou ao menos documentado no Brasil como tal, teria pertencido ao empresário alagoano Paulo César Farias, mais conhecido por PC Farias, o tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor, e cuja morte ocorrida em '96 é um dos maiores mistérios da história recente do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.