sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

carro do século???













Numa eleição injusta que aconteceu em 1999, o Ford Modelo T, lançado em 27 de setembro de 1908, foi eleito o carro do século 20. O modelo, além de não ser o pioneiro da linha de montagem, feito que coube ao Oldsmobile Curved Dash de 1901, não cumpriu a missão para a qual havia sido designado, popularizar o automóvel, em alguns países por problemas técnicos e em outros por pobreza mesmo... No século passado os modelos que chegaram mais perto de tal façanha foram o Volkswagen Sedan (Fusca), o Citroën 2CV, o Austin Mini e os FIAT 500 e 600. Num cenário tão competitivo, porém, o modelo que obteve mais destaque acabou sendo o Fusca, que merece o título. Quanto ao utilitário do século, eu acredito que os modelos que mais próximo chegam de merecer tal distinção sejam a Volkswagen Transporter (Kombi) e o Piaggio Ape, surgidos no pós-guerra para atender à demanda de transporte não-especializado de baixo custo necessária à reconstrução de seus países. No caso da Kombi, acabou sofrendo influência de legislações de segurança que a tornaram obsoleta e levaram a um distanciamento do projeto original, mas que não afetaram o Ape por ser considerado uma moto e estar livre de tais exigências.


5 comentários:

  1. aquele fusca com 3 eixos...tah foooooda
    HEUISAUESA

    ResponderExcluir
  2. Genial el Volkswagen Beetle, pero me gusta más el diseño del Brasília.

    ResponderExcluir
  3. bem mais justo o fusquinha ser o carro do século

    ResponderExcluir
  4. Kombi como utilitário do século sem pensar duas vezes. Mesmo tendo sido importante o Ape ainda é quase uma moto então não chega a poder competir de igual para igual com a Kombi.

    ResponderExcluir

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.