segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Breve reflexão a favor das station-wagons

Uma categoria que vem sendo menos prestigiada ultimamente é a das station-wagons. Se até a década de 90 modelos como a BMW Série 3 da geração E36 (nas fotos uma 328i, de 6 cilindros) eram apreciadas pela versatilidade para uso familiar sem abrir mão de uma boa dirigibilidade, acabaram perdendo algum espaço no mercado para as minivans e, principalmente em segmentos de maior valor agregado, para utilitários esportivos.

Enquanto as wagons acabam sofrendo, além da competição das minivans e SUVs, com o estereótipo de "carro de funerária", uma opção que nunca sai de moda são os sedãs, desde um modesto Fiat Siena até um suntuoso Mercedes-Benz Classe S. Enquanto em segmentos mais simples o custo de produção de um sedã em oposição a uma wagon mostra-se vantajoso, nos modelos de maior prestígio a austeridade se sobressai.

Se por um lado utilitários como a BMW X5 apresentam um grande nível de sofisticação e conforto em pistas pavimentadas, que até põe em xeque alguma aptidão para enfrentar terrenos hostis, uma desvantagem está no centro de gravidade mais elevado em comparação com as wagons.

E as minivans, moda da 1ª década do Século XXI, a exemplo da Opel Zafira, se por um lado oferecem boa capacidade volumétrica devido à maior racionalização da plataforma de carga, por outro acabam por ser mais pesadas, prejudicando o consumo de combustível, além de apresentarem maior suscetibilidade aos efeitos de ventos laterais numa comparação com wagons na mesma faixa de tamanho, como a antiga Opel Astra A Caravan.

Hoje, por mais que grandes wagons como a Audi A6 Avant (nas fotos um exemplar de 1ª geração) estejam longe de ser tão desejadas pelo mercado, ainda proporcionam versatilidade praticamente impossível de ser igualada por um sedã, sem comprometer a dirigibilidade.

2 comentários:

  1. Minivan é sem graça demais, jipão é coisa de fazendeiro e sedã é carro de velho. As wagons são as melhores, mas a indústria tem vacilado em desprezar essas barcas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de jipões e não nutro um desprezo tão profundo por minivans. Mas entre um sedan e uma wagon, vale destacar a maior comodidade na arrumação de bagagens em função da abertura mais ampla do porta-malas.

      Excluir

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.