quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Hyundai H-100 Porter com climatizador evaporativo

A uns dias atrás eu e um amigo estávamos conversando sobre a instalação de um climatizador evaporativo num Hyundai HR, similar ao Hyundai H-100 Porter que aparece na foto acima. O modelo aparece equipado com um climatizador Maxiclima de reservatório externo (o "barril" de plástico preto montado logo abaixo do baú) e módulo evaporativo de perfil baixo. O modelo da foto conta com o motor D4BB de 2.6L, injeção indireta e aspiração natural, com modestos 79cv de potência e 17kgfm de torque, que certamente sofreriam um pouco mais se também tivessem que dar conta da carga demandada pelo compressor de um ar-condicionado convencional, embora tal equipamento seja atualmente oferecido nas versões do H-100 destinadas aos mercados filipino e sul-africano, onde ainda se usa o motor D4BB, embora no Brasil o grupo CAOA venha negligenciando uma parcela significativa do público consumidor de utilitários que tem demandado mais conforto nesse tipo de veículo, e acaba tendo que recorrer à adaptação de climatizadores evaporativos mesmo com o risco da anulação da garantia.

6 comentários:

Gilson disse...

Ar condicionado antes era luxo mas hoje já é quase necessidade para garantir o conforto e até a segurança de não ter que ficar andando de janela aberta. Além da questão de riscos da violência urbana, tem o ponto de meio que acabar inibindo de se botar o braço para fora ao ter que deixar a janela fechada para o ar condicionado refrescar.

Otaviano disse...

Ola sou de Muriaé mg e tenho uma HR e gostaria de colocar um climatizador se compensa e onde coloca

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Geralmente se encontra climatizadores em lojas de acessórios para caminhões. Na falta de um ar condicionado, até pode-se dizer que compensa.

Otaviano disse...

Tudo bem e uma oficina especializada para fazer este serviço que é cortar o teto.

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Aí teoricamente qualquer funileiro seria habilitado a fazer esse serviço. Mas é recomendável tomar algumas precauções, como tratar e pintar onde for cortada a chapa para evitar focos de ferrugem que surgiriam mais facilmente ao manter a chapa exposta. Em caso de maiores dúvidas, manda um comentário com um endereço de e-mail que eu possa entrar em contato (não será publicado).

padre Evaristo disse...

Na paróquia onde eu celebro a missa o dono de um mercadinho instalou um desses numa D20 e um ecobrisa no mercado. Até andei vendo um para instalar no salão paroquial para dar mais conforto para as crianças da catequese e o grupo de idosos.

Postar um comentário

Por favor, comente apenas em Português ou em Espanhol.

Please, comment only in Portuguese or Spanish.
In doubt, check your comments with the Google Translate.

Since July 13th, 2011, comments in other languages won't be published.