quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Momento nostalgia: Fiat Siena 6 marchas

Primeiro carro "popular" a ser oferecido com câmbio de 6 marchas no mercado brasileiro, o Fiat Siena 6 Marchas foi introduzido em 1998, quando ainda era feito em Córdoba (Argentina), com as relações de marcha mais adequadas ao esforço adicional sobre o modesto motor 1.0L em comparação com o de 5 marchas usado em outras versões do Siena com motores 1.5L e 1.6L lançadas no ano anterior.
Contava com diferencial e 1ª marcha mais curtos para favorecer a agilidade nas arrancadas, e foi tomado como referência o câmbio do Fiat Punto europeu contemporâneo devido às faixas de potência e torque próximas (61cv e 8,1kgfm para o motor Fiasa 1.0L do Siena e 55cv e 8,6kgfm para o FIRE 1.1L do Punto). No ano seguinte, o mesmo conjunto seria usado na Fiat Palio Weekend 6 Marchas.
Permaneceu em produção até finais do ano 2000, quando após passar pela 1ª reestilização o Siena passou a ser oferecido com um motor FIRE 1.0L de 16 válvulas e o câmbio de 6 marchas deixou de ser oferecido. Ironicamente, no final de 2001 vinha a opção pelo FIRE de 8 válvulas de 55cv e 8,5kgfm, mas o câmbio de 6 marchas havia sido relegado ao passado.

Embora fosse a versão mais modesta do Siena, estava disponível com diversos pacotes de equipamento que não deixavam a desejar em comparação com as versões de motor mais avantajado, e serviu como base até para a versão 500, identificada pelo logotipo com 5 estrelas nos paralamas dianteiros, comemorativa aos 500 anos do descobrimento do Brasil.

Um comentário:

Claudiomar disse...

Vi um desses numa loja de carros usados num bairro de periferia a uns dias atrás. Acho até absurdo a Fiat não usar mais esse câmbio, principalmente agora que tem aquele Grand Siena bem mais pesado e que força mais o motor.

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